Sexualidade

Não se deixe enganar! Veja 10 mentiras sobre o sexo

Por Redação Doutíssima 25/06/2013

Você sabe identificar as mentiras sobre o sexo? Muitas informações disponíveis na internet ou até mesmo em conversas entre amigos talvez não sejam verdadeiras. E isso pode afetar sua vida sexual, já que muitos equívocos resultam em consequências desagradáveis, como infecção com uma DST ou até mesmo gravidez indesejada.

 

Segundo dois médicos americanos, autores do livro Don’t Put That in There!: And 69 Other Sex Myths Debunked, as pessoas têm, atualmente, acesso a muitas informações erradas sobre sexo.

 

Por isso, selecionamos as mentiras sobre o sexo mais comuns e o motivo de não acreditar nelas cegamente.

mentiras sobre o sexo

Usar dois preservativos no ato sexual é um mito e pode causar atrito e ruptura. Foto: iStock, Getty Images

Mentiras sobre o sexo fora da relação

1. Você pode pegar uma doença sexualmente transmissível de um assento sanitário

As DSTs ou infecções não vivem fora do corpo por longos períodos, especialmente em superfícies frias e duras como um assento de vaso sanitário. Por isso, as chances de você pegar uma doença de quem usou o banheiro antes de você são quase nulas.

2. Você não precisa fazer exames para doenças sexualmente transmissíveis se não tiver sintomas

Essa é uma das mentiras sobre o sexo mais perigosas. Há uma abundância de DSTs que podem ser assintomáticas e afetar seu organismo durante meses antes de apresentarem os primeiros sinais.

3. Pílulas anticoncepcionais fazem você ganhar peso

Um artigo de revisão publicado em 2006 analisou 44 estudos anteriores e revelou que, enquanto alguns participantes tiveram um ganho de peso durante os estudos, não havia nenhuma evidência que este tipo de controle de natalidade tenha sido o culpado.

Mentiras sobre o sexo durante a relação

1. Você não pode engravidar na primeira vez que tiver relações sexuais

As probabilidades de engravidar na primeira vez são as mesmas que nas relações sexuais seguintes. Portanto, essa é uma das grandes mentiras sobre o sexo.

 

2. Você não pode engravidar durante a menstruação

 

É improvável, mas não impossível – especialmente se não estiver usando uma proteção adequada.

3. Sexo oral e anal são alternativas seguras para a penetração

Diferentes tipos de sexo têm diferentes riscos. Se a sua única preocupação é o risco de gravidez, os sexos oral e anal são alternativas seguras. Todavia, fazer essas modalidades sem usar preservativo é capaz de deixá-la suscetível a DSTs.

 

4. Você não pode contrair uma DST se você estiver na água

Pelo contrário: são maiores as chances de contrair uma doença sexualmente transmissível na água. A água lava a lubrificação natural do corpo e gera mais atrito, o que aumenta o risco de fissuras na vagina, onde as bactérias e os vírus podem entrar.

5. Usar dois preservativos lhe dá o dobro de proteção

Errado. Na verdade, usar dois preservativos aumenta o fator de risco. Eles criam atrito entre si e uma maior probabilidade de ruptura.

6. Sexo anal é doloroso

Não necessariamente. Muitas vezes, ele é apenas feito de forma incorreta. Diversas mulheres acham que é extremamente prazeroso.

 

7. Deve haver sangramento na primeira relação sexual de uma mulher

Esta é outra das mentiras sobre o sexo muito comuns. É importante entender que as mulheres sangram somente quando rompem o seu hímen pela primeira vez, e não depois disso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!