Sexualidade

Confira 10 mitos e verdades sobre o sexo anal

Por Redação Doutíssima 26/06/2013

O sexo anal é, provavelmente, um dos atos sexuais mais estigmatizados. Alguns consideram o ânus uma zona erógena maravilhosa, enquanto outras pessoas o veem como um tabu, uma “zona proibida”.

 

Entretanto, existem muitas informações que não correspondem à realidade quando o assunto é sexo anal.

anal

Sexo através do ânus pode proporcionar prazer para a mulher e para o homem. Foto: iStock, Getty Images

Sexo anal nunca foi tão popular

Um novo estudo no Journal of Sexual Medicine, publicado em 2010,  apresenta alguns números interessantes quando se trata de sexo através do ânus entre casais heterossexuais.

Os dados mostram que 20% das mulheres entre 18 e 19 anos de idade já tentaram sexo através do ânus pelo menos uma vez, e 40% das mulheres com idades entre 20 a 24 também já tiveram essa experiência.

Principais mitos e verdade sobre o sexo anal

Se você pensa em fazer esse tipo de sexo, mas procura evitar devido a tudo o que se ouve sobre ele, é preciso conhecer o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.

1. É doloroso

Mito. Feito da maneira certa, o sexo através do ânus não dói. O ânus tem dois tipos de músculos, um interno e outro externo. Quando uma pessoa está tensa, o esfíncter interno se comprime e dificulta a penetração. Além disso, é necessário muito lubrificante.

2. Mulher sente prazer

Verdade. Para os homens, esse tipo de sexo é mais um fetiche. Porém, a mulher sente muito prazer durante o sexo através do anus, pois o ânus possui muitas terminações nervosas e o ponto G pode sofrer estimulação indireta.

3. Homem não sente prazer

Mito. Assim como as mulheres, os homens beneficiam-se com o prazer, já que é uma parte do corpo humano cheia de terminações nervosas, que oferece um prazer intenso.

4. Não é natural

Mito. Esse tipo de sexo não é antinatural. Ele tem sido há muitos anos uma forma aceitável de relação sexual.

5. É sujo

Mito. Muitas pessoas pensam que o ânus é sujo e nojento. Mas a verdade é que com a higiene adequada, esse tipo de sexo é tão limpo quanto os mais tradicionais.

6. Sexo anal não é prejudicial

Verdade. Feito com cuidado, não há consequências negativas, principalmente refentes à anatomia do ânus. Basta usar preservativos e ter a lubrificação necessária para fazer esse tipo de sexo seguro.

7. Previne hemorroidas.

Verdade. Uma das razões para a ocorrência de hemorroidas é a estagnação dos músculos do ânus. Quando há a manutenção regular, esses problemas não ocorrem. Uma exceção é quando uma pessoa já tem hemorroidas – nesse caso você deve consultar um médico.

8. Aumenta os riscos de HIV

Verdade. Como as paredes do ânus são mais facilmente rompidas do que as da vagina, aumenta o risco de infecção do HIV. Mas claro, isso desde que você esteja fazendo sexo com uma pessoa infectada e sem preservativo.

9. Você pode fazer sexo vaginal depois do anal

Mito. Você jamais deve colocar o pênis na vagina depois, pelo menos não com o mesmo preservativo ou sem algum ato de higiene. Muitas bactérias que vivem em harmonia no ânus causam infecções em outras partes do corpo.

10. Sexo anal não é para todo mundo

Mito. Esse tipo de sexo é uma forma de prazer que nem sempre é explorada por todos. Mas ele não é contraindicado a pessoa alguma.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!