Clínica Geral > Saúde

Mastopexia: conheça a cirurgia para levantar os seios

Por Redação Doutíssima 26/06/2013

Você sabe o que é a mastopexia? Levantar os seios pode ser o sonho de dez entre dez mulheres, que viram os efeitos da idade e da gravidade interferirem na firmeza das suas mamas.

 

O processo de envelhecimento e os efeitos da gravidade exercem um papel significativo nessas alterações. Hoje, a ciência oferece técnicas que se encaixam no perfil e no desejo de cada paciente.

 

A mastopexia é uma cirurgia que possibilita um novo contorno à mama e define as suas curvas, dando uma aparência jovial.

mastopexia

Cirurgia pode levantar e modelar os seios, melhorando a autoestima da mulher. Foto: iStock, Getty Images

Assim como acontece com a pele do rosto, a derme ao redor da mama perde a elasticidade devido a uma ruptura gradativa da rede de sustentação de colágeno, que faz com que ela se torne flácida.

 

As afirmações são do cirurgião plástico Laercio Guerra Júnior, especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). “A mastopexia reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama”, explica o cirurgião plástico.

O objetivo dessa cirurgia é elevar e remodelar as mamas caídas, retirando o excesso de pele e reposicionando o CAP (Complexo Aréolo Papilar). “O levantamento das mamas restabelecerá uma aparência mais jovem e sensual. Já em alguns casos, a associação da prótese de silicone é necessária”, diz a também cirurgiã plástica Maria Carolina Coutinho, membro da SBCP.

Como acontece a mastopexia

Conforme Maria Carolina, na cirurgia são utilizadas técnicas de mamoplastia com ou sem implante de silicone, dependendo do caso e do desejo da paciente.

 

Ela reforça, ainda, que essas técnicas podem ser aplicadas tanto em mamas simétricas como assimétricas. “No caso das assimétricas, é retirada uma porção de tecido da mama maior para simetrização, ou ainda podem ser utilizados implantes de silicone de tamanhos diferentes”, descreve a cirurgiã.

 

Um dado interessante apresentado por ela é que, como o gosto e o sonho feminino por ter seios mais turbinados e empinados é um fato, a cirurgia plástica de aumento ainda é a preferida das mulheres. “O que reflete na baixa procura pela mastopexia sem a utilização de prótese de silicone”, comenta.

Entretanto, o cirurgião Laercio Guerra faz um alerta. “Nos casos da necessidade de realizar a mastopexia e essa não é feita, a inclusão do implante de silicone pode acentuar a queda das mamas pela ação do peso das próteses. O resultado será mamas caídas e grandes, nada satisfatório”, diz o médico.

 

Cicatrizes da mastopexia

Sobre as  cicatrizes, o cirurgião plástico afirma que elas podem ser periareolar, vertical, em “L” ou em “T”. “O importante é conseguirmos a melhor forma de mama possível com menos cicatriz”, diz.

Maria Carolina destaca o aspecto emocional desse tipo de procedimento. A cirurgia, diz ela, melhora o contorno das mamas e gera um impacto significativo na autoestima, porque as mamas são um diferencial feminino.

“As pacientes ficam mais seguras em relação à aparência, se sentem mais sensuais. Melhora a autoestima e, consequentemente, passa a se enxergar mais bonita, com atitudes mais determinadas. Além de renovar a aparência do seio. Mas, o efeito psicoemocional depende de cada um”, completa a médica.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!