Sexualidade

Foco na fidelidade: aprenda a reconhecer 9 sinais de traição

Por Redação Doutíssima 01/07/2013

A traição é uma das experiências humanas mais dolorosas. Descobrir que alguém que você tem confiança lhe feriu profundamente pode ser devastador. Com a infidelidade atingindo proporções epidêmicas, as pessoas devem aprender a reconhecer quais são os sinais que a indicam.

sinais istock getty images doutíssima

Descobrir que alguém traiu a sua confiança pode provocar ferimentos profundos. Foto: iStock, Getty Images

Conheça os sinais de infidelidade

Muitas pessoas acham que apenas os homens traem, mas a verdade é que as mulheres podem ser tão infiéis quanto eles. É o que indica um estudo publicado em 2011 pela Universidade de Indiana.

Pior do que a traição em si, é desconfiar que ela está acontecendo e não ter certeza. A boa notícia é que quase sempre há sinais de alerta. Conheça alguns deles:

  1. Aparência

Quando alguém está tendo um caso – ou pensando em ter – tenta ficar mais atraente e começa a melhorar a aparência de alguma forma. Esteja alerta para essas mudanças – guarda-roupa, corpo e higiene pessoal costumam ser os sinais mais visíveis de infidelidade.

2. Tratamento

Normalmente quando alguém está tendo um caso começa a tratar a parceira de forma diferente – mesmo que de forma inconsciente. Fique atenta.

3. Hábitos

O trabalho é a desculpa campeã para justificar longos períodos fora de casa. Houve uma mudança repentina e agora o parceiro está trabalhando “demais”? Se vier acompanhada de outros sintomas fique alerta.

4. Comportamento

Verifique alterações de atitude, personalidade ou comportamento. Sejam drásticas ou sutis, elas podem indicar infidelidade.

5. Ausência

Há apenas 24 horas no dia e se existe um caso paralelo as ausências serão cada vez mais frequentes. Fique atenta a esse aspecto.

6. Sexo

Esteja alerta para mudanças em frequência ou qualidade de sua vida sexual. Mais importante de tudo: se você suspeita de um caso, tome medidas para proteger-se.

7. Computador

Passar mais tempo do que a pessoa estava acostumada em frente ao computador pode indicar que está acontecendo algo. É possível que ela esteja mantendo contato com seu “affair”, ou até mesmo conhecendo alguém ainda que de forma virtual.

8. Evidências físicas

Muitas vezes há evidências físicas que estão apenas esperando para serem encontradas. Mantenha seus olhos abertos. Você ficará surpresa com os tipos que você pode encontrar.

9. Olhar

Costuma-se dizer que os olhos são a janela da alma. As chances de seu parceiro não olhar nos seus olhos quando está tendo um caso são grandes. Fique atenta a esse indício.

Descobri uma traição. E agora?

As feridas de uma traição podem ser tão profundas que parece impossível curá-las. A terapia é capaz de ajudar a atingir a raiz do problema e alavancar o processo de cicatrização – muitas vezes até mesmo a perdoar. Não significa que você deva aceitar o comportamento errado, mas sim separá-lo de dor, frustração e amargura que está sentindo.

Ao invés de culpar-se pelo ocorrido, reconheça que ela não tem relação alguma com você. Se você estiver presa em um ciclo de intensa raiva e culpa, saiba que é preciso tomar a decisão de reconstruir o relacionamento ou seguir em frente. Para chegar a ela é importante entender as origens da infidelidade.

Saiba que a maioria das pessoas que traem sofrem de baixa autoestima. Além disso, elas costumam ter necessidade de aceitação e aprovação. Caso seu parceiro se encaixe nessa descrição, decida como lidar com isso – e se é possível. Em outras palavras, liberte-se da culpa e viva o presente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!