Guia dos Dentes

Curiosidades sobre o clareamento dental

Por Redação Doutíssima 01/07/2013

como-clarear-os-dentes-e-ficar-com-um-sorriso-lindo-4

A estética é algo muito importante no mundo de hoje e, um sorriso bonito é o melhor “cartão de visita”, seja para conquistar um namorado novo (ou mesmo para manter o que já tem!) ou para se promover socialmente num emprego ou mesmo entre os amigos. O clareamento dental é uma opção já famosa para ter um sorriso ainda mais bonito. Saiba agora algumas curiosidades sobre o clareamento dental e tire todas as suas dúvidas!

Clareamento-Dental-1

A tecnologia do clareamento dental vem sendo utilizada em larga escala para deixar os dentes mais claros e com aspecto de limpeza. Em alguns casos, por profissionais sérios e preocupados com as consequências desse tratamento e em outros momentos por pessoas que desconhecem os detalhes para uma aplicação com segurança ou mesmo o próprio paciente que se aplica o produto para clareamento dental, sem conhecimento e com isso, são inúmeros os casos de efeitos colaterais do clareamento dental mal executado.

Saiba: 4 Dicas naturais para ter dentes mais brancos

Como funciona o clareamento dental?

Existem dois tipos básicos de clareamento dental:

  • O clareamento dental foto-ativado: seja por LASER ou por equipamentos Fotopolimerizadores, feito somente no dentista;

preco clareamento dental-2

  • O clareamento dental caseiro: ou sem a necessidade de ativação por Luz.

clareamento-dental-caseiro-1

Leia também: Como reduzir o estresse em 9 passos

Em ambos os casos, existem substâncias que são ativadas e é com essa reação química que ocorre a mudança de coloração dos dentes. Existem várias substâncias e diversas variações de concentração dessas substâncias e é ai que está o perigo no tratamento de clareamento dental indiscriminado. Os géis mais comuns são a base de:

– Peróxido de carbamida;

– Peróxido de hidrogênio.

Quanto mais forte e concentrado o peróxido, mais rápido e branco é o processo de branqueamento (ou clareamento dental), mas em compensação maiores são os efeitos colaterais que podem ser temporários ou definitivos. É importante entender também que a gengiva não pode ser “clareada” também (pelo menos não desta forma) e o gel de clareamento dental é um forte agressor gengival.

É compreensível a busca cada vez maior por uma estética o mais perto da perfeição possível, mas não podemos esquecer que sem saúde, de nada valem os dentes brancos. O clareamento dental é uma tecnologia extremamente viável para os mais diversos benefícios, porém é importante, como tudo na vida, nos distanciarmos dos excessos e termos a saúde em primeiro lugar sempre.