Guia dos Dentes > Saúde Mental

Perca o medo de ir ao dentista

Por Redação Doutíssima 01/07/2013

ir ao dentista-1

Quando se fala de ir ao dentista, em alguns vem um medo, um pavor ou mesmo uma aversão cultural inexplicável; para outros, um desconhecido, algo que não se sabe muito e que não se tem o menor interesse de compreender melhor. Para ambos existe apenas a necessidade de ir ao dentista em momentos de dor ou de perda da estética dentária e comprometimento do relacionamento social. Descubra aqui que você não precisa ter medo de ir ao dentista!

ninos-dentista-01-z

Mas para quê ir ao dentista, se eu não tenho nenhum problema?

Muito se engana quem acha que na boca existe apenas DOR DE DENTE. A boca é a primeira entrada para um sistema maravilhoso e complexo do corpo humano, que se chama Sistema Estomatognático. Esse sistema não só faz a mastigação, mas também está ligado com todo o resto do corpo.

Leia também: Como cuidar dos dentes dos pequenos

Quando algo se altera nesse sistema, algumas coisas podem acontecer:

  • Desde uma simples dor de cabeça a enxaquecas fortíssimas
  • Alterações gastrointestinais (estômago e intestino)
  • Alterações cardíacas causadas por problemas na boca
  • Problemas metabólicos e/ou endocrinológicos
  • Câncer bucais praticamente imperceptíveis
  • Doenças sexuais que se apresentam na boca e podem ser altamente transmissíveis
  • Problemas respiratórios sérios, dentre inúmeros outros que podem ser DIAGNOSTICADOS com um simples ato de ir ao dentista.

 

Sofrimento e dor são coisas do passado

ir ao dentista-2

Atualmente a odontologia é menos dolorosa, pois existem diversas novas tecnologias a favor da ausência de dor; mais rápida, devido às técnicas mais atualizadas e, com isso, mais eficaz e mais acessível financeiramente.

Um paciente pode achar desde clínicas populares, com valores bem atrativos e tratamentos dignos; até clínicas de atendimento de alto padrão, que atendem a diferentes níveis de necessidade e complexidade.

Saiba: O segredo de um hálito fresco

Mesmo os odores (cheiros) insuportáveis e típicos dos consultórios odontológicos estão virando coisa do passado: os novos consultórios já tem cheirinhos mesmo agradáveis, para ajudar contra o medo de ir ao dentista.

O dentista não morde!

ir ao dentista-3

Nem você, nem o seu bolso. Muitas doenças e dores podem ser evitadas se adquirirmos o hábito de ir ao dentista regularmente. Agende sua consulta com antecedência e, para não cair no esquecimento a data de ir ao dentista, uma grande quantidade de clínicas já conta com a opção de marcar as consultas com bastante antecedência e a própria clínica entra em contato com o paciente avisando que já é época de retornar para o próximo exame.

Não esqueça: A prevenção é a melhor solução tanto do ponto de vista econômico quanto de saúde!

 assinatura_DR_DIEGO LINS