[the_ad_group id="16401"]
Gestante

Gravidez de risco – 10 Principais cuidados na gravidez

Por Redação Doutíssima 02/07/2013

Sabemos que os primeiros meses da gestação são os mais perigosos, é importante saber quais são os cuidados necessários para manter uma gravidez saudável. Isso porque a mulher corre grandes riscos de não conseguir manter a gravidez até o final, seja por aborto espontâneo ou outro problemas que possam surgir. Confira nossas dicas para ter uma gravidez saudável.

 

gravidez

Foto: Shutterstock

 

10 cuidados  para ter uma gravidez saudável

 

1- Corte o cigarro e bebidas alcoólicas

A grávida deve ficar longe do cigarro, pois afeta o bebê e eles nascem abaixo do peso, com menor estatura e podem ter doenças respiratórias no futuro. O álcool também compromete a saúde da criança e pode provocar a síndrome alcoólica fetal, e pode provocar também problemas de formação dos órgãos e lesões irreversíveis.

images (26)

2- Uma boa alimentação

Durante a gravidez a alimentação a mulher deve ter uma alimentação saudável, as necessidades energéticas e corporais de alimentação são diferentes de uma mulher que não está grávida. As necessidades nutricionais deve ser receber uma atenção especial, afinal a mulher está carregando mais uma vida dentro dela e deve pensar no que pode manter a saúde dela e do bebê a nascer.

images (23)

3- Pré- Natal

O pré-natal é essencial para ter uma gravidez saudável e fora de riscos, a mãe deve seguir a risca todas as recomendações do médico  e não deixar de ir nas consultas.

images (28)

Saiba mais: A importância do Pré-Natal

4- Peso

Como no período da gravidez as grávidas tendem a sentir mais fome é importante tentar manter um peso  normal nesses nove meses, não pode engordar muito. Isso vai ajudar a ter um parto tranquilo.

5- Evitar comer alimentos crus

É importante que a mulher tome cuidado com a ingestão de alimentos crus, mas sem paranoias, não há necessidade de parar de comer frutas com casca, por exemplo, elas só precisam estar bem limpas. O principal é estar atenta ao higiene do local onde se faz a refeição e a certeza da boa qualidade dos alimentos. Assim evitará de ter uma infecção alimentar.

images (29)

6- Tome suplemento de ácido fólico

Todas as mulheres que pensam em engravidar deve tomar esse medicamento, ele ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê ligados ao fechamento do tubo neural, como a espinha bífida, ou mielomeningocele.

7- Não tome remédio sem conhecimento do seu médico.

Não tome nenhum remédio por conta própria, sempre consulte seu médico antes.

download (7)

Leia também: De onde vem s enjoos ou náuseas da gravidez

8- Reduza o consumo do café

O café é a base de cola, pode contribuir para que o bebê nasça abaixo do peso. A grávida pode tomar no máximo 4 cafezinhos por dia.

9- Descanse

Durma bem, relaxe, coloque os pés para cima, faça ioga ou alongamento ou massagem vai te ajudar a relaxar.

images (24)

10- Faça atividades físicas

Fazer atividade física vai te ajudar na hora do parto, e contribui para manter a forma após o parto.

Siga essas dicas e tenha uma gravidez tranquila e saudável 😉

Fontes: Baby center, Vila mulher e Ig


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]