Guia do Câncer

13 Alimentos que ajudam a combater o câncer

Por Redação Doutíssima 02/07/2013

Alimentação saudável mantém o corpo funcionando bem. Mas alguns alimentos além de saudáveis ajudam a prevenir e até mesmo a combater doenças. Conheça alguns alimentos que combatem o câncer.

 

alimentos

Foto: Shutterstock

 

Praticamente todos os alimentos frescos e não industrializados trazem benefícios à nossa saúde, quando consumidos na quantidade correta. Alguns deste alimentos têm como benefício o combate ao câncer. E o nosso melhor amigo no combate ao câncer tem um nome: antioxidante!

 

antioxidante-figura

Guarde este nome: antioxidante! A função dele é combater os radicais livres que são nada mais nada menos que moléculas instáveis que, em excesso, estão ligadas ao aparecimento de enfermidades, entre elas o câncer. O nosso organismo produz naturalmente radicais livres (por exemplo, o oxigênio que respiramos se transforma, em parte, em radicais livres). Veja agora os principais alimentos com função antioxidante e com outras funções que são benéficas para combater o câncer:

Leia mais: Alimentação saudável e os benefícios na saúde

  1. Suco de uva natural – O suco de uva natural (e integral) possui a mesma quantidade de oxidantes que o vinho tinto, mas em maior concentração. O nome do antioxidante é resveratrol e ele está presente também nas cascas das uvas. Um grande aliado para combater o câncer!
  2. Tomate – O tomate é fonte de vitamina C e de flavonóides. Os flavonóides dão a coloração vermelha ao fruto e ajudam a defender o organismo principalmente contra o câncer de pulmão e próstata. O consumo indicado é de aproximadamente 4 rodelas por dia (se possível, tomate orgânico).
  3. Chá verde – Outra boa fonte de antioxidantes (neste caso as catequinas) para combater o câncer.
  4. Brócolis – O brócolis e companhia (couve, couve-flor e repolho) contem sulforofano, um componente que inibe a proliferação das células cancerígenas. Consuma meia xícara de chá por dia.
  5. Cacau – Ótima notícia! Comer chocolate para combater o câncer! Mas cuidado: é o chocolate amargo que apresenta as maiores quantidades de polifenóis, também com função antioxidante.
  6. Soja – A substância presente na soja e que é a aliada para combater o câncer são as isoflavonas.
  7. Alho – Estudos mostram que consumir alho pelo menos uma vez por semana ajuda a combater o câncer, principalmente o de mama.
  8. Feijão – E também as lentilhas possuem um inibidor que dificulta o trabalho das células cancerígenas.
  9. Frutas cítricas – O sabor característico das frutas cítricas, azedo e um pouco amargo (por ação dos limonóides) é uma grande arma para combater o câncer.
  10. Castanhas – São amigas do combate ao câncer graças ao selênio presente nelas. A castanha do Pará é a campeã!
  11. Linhaça – A linhaça é uma aliada para o combate de várias doenças, graças ao ômega 3! Ela ajuda a combater o câncer também.
  12. Peixe – Também apresenta ômega 3 como a linhaça e é um grande aliado da alimentação saudável pois é rico em proteínas e pobre em gorduras.
  13. Pimenta – Estudos feitos – ainda não definitivos – nos Estados Unidos mostram que o consumo moderado de pimenta ajuda a combater o câncer de próstata.

gguj

Leia mais: Fontes naturais de vitaminas A, C e D!

Todos estamos sujeitos a ter câncer que, muitas vezes, tem origem genética. Isto deveria ser um estímulo a mais para cuidarmos de nossa alimentação.  Vamos dar uma forcinha ao nosso organismo para combater o câncer!

Ainda não leu?

Risco de câncer de mama pode ser prevenido na puberdade

Falando Sobre Oncologia

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

É possível engravidar depois de ter vencido a luta contra o câncer?

Você acha que há vida depois do câncer?

Como evitar o câncer de pele

Fontes: Minha vida, Medclick, Terra Cyberdiet, Combateao câncer