Guia dos Dentes

Dentes sensíveis: o que fazer quando a sensibilidade dentária aparece?

Por Redação Doutíssima 03/07/2013

sensibilidade-1

Não há nada que incomode mais do que uma dor de dente ou uma sensibilidade que fique latejando o dia inteiro e você não tem como saber o que está causando ou se sabe, não tem como fazer com que essa dor ou sensibilidade passe. É algo que pode acabar com a refeição mais gostosa de todas, pode tirar todo o prazer da bebida mais “geladinha” ou mais “quentinha”, pode acabar com um beijo da pessoa amada e chegar até mesmo ao ponto de doer com um rápido movimento respiratório ou de bocejar por alguns segundos.

O que causa a sensibilidade dentária?

sensibilidade-4

Estamos entrando em um tema super importante e complexo para os dentistas e seus pacientes; a sensibilidade dentária ou dental, pode ter diversas causas:

1- Problemas periodontais que causam a perda da proteção dentária(dentinária) e deixam expostas áreas sensíveis do dente que não conseguem se proteger sozinhas.

sensibilidade-3

2- Falta de devida higiene dentária que faz com que substâncias perigosas para a saúde de dente e gengiva, se grudem ao dente e produzam ácidos que deterioram o elemento dentário.

3- Falta ou ausência de quantidade suficiente de uma substância protetora importante para a proteção dos dentes e um forte aliado contra a sensibilidade: o Flúor que pode ser utilizado de diversas formas, desde as pastas dentais até ser comprado concentrado para ser aplicado diretamente nos dentes(neste caso, somente com aconselhamento do dentista pois o excesso de flúor também causa problemas sérios aos dentes).

4- Estruturas dentárias geneticamente mais fracas que precisam de cuidados maiores quando comparadas com estruturas dentárias menos friáveis.

5- Batidas, traumas ou choques fortes nos dentes ou estruturas bucais.

6- Hábitos deletérios como roer unha (roer qualquer coisa), escovar os dentes com muita força, bruxismo (ranger dentes, principalmente noturno), atrição, apertamento, dentre outros…

6- Diversos outros fatores evidenciados  com menos frequência que os citados acima, como no caso de doenças sistêmicas que podem ter como algum de seus sintomas, acometimento de estruturas ósseas bucais.

sensibilidade-2

Saiba: Como se livrar do mau hálito e ser feliz!

A partir do momento que compreendemos melhor as causas da sensibilidade dentária, podemos entender o que fazer para diminuir as chances de termos sensibilidade nos dentes bem como o que podemos fazer caso tenhamos problemas de sensibilidades.

É importante termos em mente que todas as opções de melhora da sensibilidade dentária, não são eficazes a médio e longo prazo a menos que sejam devidamente tratadas por um profissional responsável (dentista).

O que fazer quando a dor aparecer?

  • Pastas de dente com soluções próprias para combater a sensibilidade temporariamente.
  • Pomadas e produtos dessensibilizantes dentais ou dentinários que podem ser achados em farmácias.
  • Algumas sensibilidades são amenizadas com utilização de água gelada. Cuidado, outras podem ser catalisadas pela água gelada o que causa o aumento da sensibilidade dentária.
  • Fazer uso de bochechos (enxaguantes bucais) com flúor periódicos é bem indicado.

Tudo sempre gira em torno de uma boa higiene dental e de consultas periódicas ao dentista, o que diminui consideravelmente as chances de aparecer uma sensibilidade dentária bem como outras doenças que acometem a cavidade bucal.  Mas se a sensibilidade dentária aparecer, siga as dicas e viva bem.

Leia também: Como escovar os dentes corretamente

Como utilizar o fio dental corretamente