Clínica Geral > Saúde

Conheça 5 razões que levam ao desenvolvimento de aftas

Por Redação Doutíssima 04/07/2013

Quem já teve feridas rasas na boca e tomou um gole de suco de laranja provavelmente sabe o quanto elas podem ser dolorosas. As aftas são bastante comuns: cerca de uma em cada cinco pessoas as apresenta regularmente. A boa notícia é que elas costumam desaparecer por conta própria e sem qualquer tratamento.

Razões para o aparecimento de aftas

A úlcera aftosa é uma ferida aberta e dolorosa na boca. Ela é o tipo mais comum de machucado que aparece na boca. Costumam ser observadas no interior de lábios ou bochechas e variam entre colorações brancas ou amarelas, rodeadas por um tecido mole, vermelho e inflamado.

A afta simples ressurge cerca de três a quatro vezes por ano. É comum em pessoas entre dez e 20 anos. Já a afta complexa não é tão frequente. Vale lembrar que nenhum tipo é contagioso. Ambos geralmente curam por conta própria em até três semanas, mas a dor costuma ir embora em uma semana.

Confira as principais causas do aparecimento desse problema:

  • Déficit de vitamina

A maioria dos problemas de pele e camadas externas do corpo humano se dão devido à deficiência de vitaminas. Para o caso das aftas, mais especificamente, a vitamina B12. Como crianças necessitam delas mais do que adultos, por estarem em constante crescimento, isso explica por que o problema aparece mais frequentemente nos pequenos.

  • Déficit nutricional

Tem sido observado em vários estudos que essas feridas são causadas quando há deficiência de ácido fólico, zinco ou ferro no corpo humano. A ausência de cálcio também podem causá-las.

  • Lesões

Estresse sobre os tecidos ou qualquer tipo de lesão na boca podem causar aftas. Os maiores perigos são dentaduras mal ajustadas, escovar dentes de forma errada, má higienização da boca ou uso de qualquer produto capaz de lesionar os tecidos.

  • Frutas e legumes

Ironicamente, algumas frutas, como é o caso das cítricas, são altamente ácidas e podem causar ou agravar uma afta.

  • Sistema imunológico enfraquecido

As pessoas que têm sistema imunológico deficiente são mais propensas a ter afta. É difícil encontrar uma correlação específica do sistema imunitário e identificar o que exatamente na própria imunidade provoca o problema, mas o fato é que ele não se mostra capaz de impedi-las ou repará-las rapidamente.

aftas

A ferida é mais comum em crianças. Foto: iStock, Getty Images

Como é feito o tratamento

Normalmente, as aftas se curam sem tratamento. Para acelerar o processo, no entanto, você deve evitar alimentos picantes. Além disso, é preciso escovar os dentes e usar fio dental regularmente, para manter a área longe de bactérias. Muitas vezes a dor é grave e há várias maneiras de reduzir o desconforto.

Por exemplo, você pode fazer um gargarejo com antisséptico bucal ou água salgada. Embora seja desconfortável no início, ele vai ajudar a reduzir a dor. É possível também usar um agente tópico para entorpecer a área. Segundo um estudo conduzido pela Salman Bin AbdulAziz University, da Arábia Saudita, a aplicação de mel é capaz de ajudar.

Por isso, da próxima vez que apresentar uma afta, tente o mesmo método desse estudo. Logo após a refeição, molhe um algodão e limpe a área. Na sequência, aplique uma pequena quantidade de mel, utilizando um cotonete.

E você, costuma ter aftas? Gostou do artigo? Deixe um comentário. Também aproveite para conhecer o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!