Guia dos Dentes

10 Perguntas e respostas sobre tratamento odontológico

Por Redação Doutíssima 05/07/2013

duvida-1

Durante todo esse tempo como profissional odontológico, os pacientes sempre surgem com muitas dúvidas sobre o dia-a-dia do relacionamento entre paciente-dentista, sobre o tratamento etc. Foi quando decidi responder às mais frequentes aqui, para que as respostas possam ajudar mais pessoas. Melhor ainda: vamos tornar esse bate-papo mensal, com perguntas e respostas sobre tudo o que você sempre quis saber sobre o tratamento odontológico. Enviem suas dúvidas! Queremos ajudar! =)

PERGUNTAS E RESPOSTAS #1

1- Doutor, meu dentista fez todo o tratamento de canal, mas não me receitou nenhum medicamento para controlar a inflamação. Agora estou com medo do dente escurecer ou voltar a doer! Esse procedimento é mesmo normal?

Resposta do doutor: Olá, a primeira coisa que você tem que entender é que só se deixa o dentista fazer qualquer procedimento em você se você tiver plena confiança nele, seja por indicação ou por ter avaliado bem a formação do seu dentista.

Saiba: Como escolher um bom dentista

No que diz respeito a pergunta, pode sim, se o dentista julgou a infecção devidamente combatida pelas substâncias colocadas dentro do elemento dentário, os antibiótico só complementariam a ação de limpeza mecânica do dentista. Como o tratamento de canal remove a inervação que se encontra no interior do dente, a possibilidade de voltar a doer também não existe. você vai ficar bem, tenha calma.

desvitalização

2- Eu não gosto dos meus dentes, eles são muito feios e até já arranquei alguns. Será que não tem jeito de arrancar todos os meus dentes de uma vez e fazer logo uma dentadura bem bonita?

Resposta do doutor: Meu caro paciente,é praticamente impossível você achar algum dentista que faça algo tão antiético, talvez no tempo do Tiradentes ou em algum vilarejo no norte da China. A odontologia busca, a cada dia, salvar o paciente de exodontias(arrancar dentes) e só fazê-las quando realmente não houver mais opção.

Aprenda: como fazer sua restauração dentária durar mais

protese-dental-dentaria-total-dentista-medico-clinica

3- Sabe doutor, confesso que descuidei um pouco dos meus dentes esses últimos anos, mas o casamento do meu filho é em 10 dias, eu consigo deixar meus dentes bonitos até lá?

Resposta do doutor: Atualmente, dependendo da clínica que você escolher ou das suas necessidades; você pode chegar no casamento com os dentes dignos de ganhar o prêmio de melhores dentes da festa. Só não esqueça que a urgência no tratamento vai requerer mais esforço do dentista, mais consultas em menos tempo e um custo maior.

facetas

4- Doutooooorrrr, fiz clareamento dental a laser já faz 2 meses e a abstinência do cigarrinho me mata! Posso voltar a fumar ou tomar meu vinho tinto?

Resposta do doutor: Claro… que não. Você acabou de limpar sua casa, pode entrar todo sujo de lama? Não. Tenha um pouco mais de paciência, seus dentes estão se remineralizando, se fortalecendo e para que você tenha um resultado melhor e por mais tempo, comporte-se.

Leia mais sobre clareamento a laser

clareamento

5- Doutor, mascar chicletes faz bem ou prejudica os dentes?

Resposta do doutor: É importante você entender que nada é melhor para a limpeza da boca do que uma boa pasta dental, uma escova de qualidade e se possível o fio dental. Realmente o chiclete remove sujeiras superficiais e restos de alimentos mas precisa ser sem açucar. De preferência a uma maça que pode lhe ajudar mais e prejudicar menos.

mascar

6- Querido doutor, eu quero ficar mais bonito e decidi colocar um piercing dental. Não faz mal, né?

Resposta do doutor: Sim, claro que pode fazer muito mal. São diversos os efeitos negativos do piercing dentro da boca devido o grande número de bactérias presentes na mesma, bem como a facilidade de uma inflamação após qualquer ferimento bucal. Evite ao máximo esse tipo de piercing, sua saúde bucal agradece.

Tudo sobre piercing dental, aqui.

piercing

7- Meu filho está com os dentes bem tortos e estou bastante preocupada. A partir de qual idade posso colocar aparelho nele? Se colocar muito cedo o aparelho não pode causar problema?

Resposta do doutor: hoje em dia existem aparelhos que podem ser usados nas mais diversas idades, mas qualquer um deles só pode ser utilizado após exames clínicos e radiográficos que só podem ser encaminhados e estudados pelo ortodontista.

Tire todas as suas dúvidas sobre: aparelho ortodôntico

orto

8- Doutor, eu ADORO uma festa e, você sabe né, sempre conheço alguém que dou uns beijinhos e tal. Mas, uma amiga minha me disse que o dentista dela falou que eu posso pegar cárie assim, é verdade?

Resposta do doutor: Sim, a cárie é causada por uma bactéria que pode ser transmitida pelo beijo na boca, tome cuidado que um beijo descuidado pode lhe trazer muitos problemas.

Saiba mais: cárie pega?

Is Kissing Cheating?

9- Doutor, quando devo começar a escovar os dentinhos do meu filho?

Resposta do doutor: Devem começar a partir do nascimento do bebê, com o auxílio de uma gaze estéril, umedecida em soro fisiológico, pode enrolar no seu dedo. A próxima fase é a da dedeira de borracha ou uma escova dental bem pequena e com bastante cuidado; nesse caso já comece a utilizar uma pasta própria para crianças que deve ser sem flúor. Converse com seu odontopediatra para ele indicar a melhor escova e creme dental.

Aprenda: Como cuidar da higiene bucal do seu bebê

bebe

10- Doutor, esse mês fui na minha dentista do aparelho e ela resolveu me cobrar pelos meses que eu faltei. Achei um absurdo e pedi meus exames de volta para trocar de dentista. Aí ela disse que eu teria que pagar mais uma manutenção para que ela pudesse me devolver meus exames, estou muito chateada, isso é certo?

Resposta do doutor: Esse é um caso muito chato de resolver mas extremamente fácil. É importante entendermos que de forma legal, tudo vai acontecer de acordo com o que foi assinado no contrato de tratamento, lá existem cláusulas que respondem essa pergunta e podem mudar de contrato para contrato. Meu conselho é que conversando sempre conseguimos mais e com menos esforço; então, converse com sua dentista, explique o que aconteceu e tente resolver da melhor forma possível.

contrato

Queremos ouvir você! Mande sua dúvida para o nosso doutor, pelo contato do site ou pela comunidade facebook. Estarei sempre aqui respondendo e ajudando no que puder. Até a próxima o/

Fonte para algumas ideias de perguntas: Dicas Odonto

assinatura_DR_DIEGO-LINS4