Filhos

Como cortar as unhas do bebê

Por Redação Doutíssima 05/07/2013

cortar as unhas do bebe

O seu bebê está com as unhas longas e você está se perguntando quando você pode começar a cortar as unhas do seu bebê? Esta questão é comum, no entanto, poucas mães realmente sabem a resposta correta .

 

Quando cortar as unhas do bebê?

unhas longas

Se a criança chegou a termo, muitas vezes têm unhas longas. No entanto, recomenda-se esperar pelo menos um período de um mês antes de cortá-las. As unhas dos bebês no nascimento são macias, e elas endurecem com o tempo, então é preferível esperar um pouco para evitar uma possível infecção. Mesmo que as unhas cresçam muito rapidamente, é recomendado que nas primeiras semanas após o nascimento de seu bebê, vestir luvas para evitar arranhões no rosto e os olhos.

Saiba também: Como alimentar seu bebê no primeiro ano de vida

O que utilizar para cortar as unhas do bebê?

tesourinha ou cortador

Se você decidiu cortar as unhas do seu recém-nascido, opte por um par de tesouras de segurança com as pontas arredondadas. Cortadores de unhas especiais para bebê são normalmente reservados para as mães experientes, até mesmo para os bebês mais velhos.

 

Como cortá-las?

cortar com tesoura

Faça com calma e bastante tempo. Por motivos de segurança, segure a mão do seu bebê na palma da sua mão. Em seguida, coloque a ponta do seu dedo entre o polegar e o indicador. Finalmente, corte levemente a ponta da unha, mas evite cortar muito perto da pele nas bordas, para evitar qualquer risco de infecção no crescimento das unhas.

 

Pense na higiene

O bebé é frágil e o risco de infecção deve ser evitado cuidadosamente. Para isso, considere desinfectar o seu par de tesouras de segurança com álcool. É necessário especificar que este par de tesouras destina-se exclusivamente para o bebê. Tome o cuidado de colocar a tesoura em seu kit de higiene pessoal, de modo que nenhum outro membro da família use-o.

Leia também: Como cuidar da higiene bucal do seu bebê

 

Freqüência de corte das unhas do bebê

Se as unhas do bebê crescem de forma relativamente rápida, aconselha-se um corte semanal, todos os sábados, por exemplo. No entanto, você vai descobrir que as unhas dos pés crescem mais devagar, um corte mensal pode ser suficiente.

 

Tenha cuidado

Fique bem atento, contudo, para não cortar as unhas muito curtas, e certifique-se dias após o corte que as pontas dos dedos do bebê não estão vermelhos. Se, apesar do seu cuidado, o dedo estiver  vermelho, mergulhe-lo em alguma solução anti-séptica para amaciar e desinfectar a unha. Se não houver melhora, o melhor é visitar o seu pediatra.

 

Dica para cortar as unhas do seu bebê com segurança e sem estressesono

Finalmente, se o período de um mês se passou e você ainda está ainda ansiosa com a idéia de machucar ao cortar as unhas, espere atéque ele esteja dormindo a fim de cumprir esta tarefa. Durante o sono é a hora ideal para cortar as unahs do seu bebê, especialmente se você não fizer seu bebê dormir no escuro, porque é claro que uma boa luz é necessária para evitar qualquer acidente.

 

Fonte: Magic Maman