Guia dos Dentes

Saiba o que fazer quando o dente de leite da criança não cai

Por Redação Doutíssima 05/07/2013

O chamado dente de leite, aquele que cresce quando ainda somos crianças, tem um importante papel. Também chamado de dente decíduo, ele é responsável pelo estímulo ao desenvolvimento dos maxilares e dos músculos da face. Também age no “treino” da mastigação, fonação, respiração e deglutição. No entanto, ele precisa cair e, em alguns casos, demora.

 

Muitos pais entram em desespero quando percebem que o dente de leite não cede lugar ao permanente, enquanto o processo acontece com a maioria dos amiguinhos de seu filho. Antes, saiba que todos os dentes de leite devem ter despontado até os dois anos e meio. Até que a criança complete seis anos, eles devem permanecer.

dente de leite

O processo de troca dos dentes de leite pelos permanentes começa aos seis anos. Foto:iStock, Getty Images

 

Quando o dente de leite deve cair

É a partir dos seis anos de idade que o dente permanente vai começar seu processo de erupção e o dente de leite  vai cair sozinho. É assim na maioria das vezes. No entanto, pode acontecer de o permanente nascer sem que o de leite caia, atrapalhando o posicionamento correto.

Quando isso acontece, o mais indicado é levar a criança ao dentista. Ele pode fazer a remoção do dente decíduo que teima em não cair e deixar o caminho livre para que o permanente se posicione adequadamente.

E pode ocorrer, ainda, o contrário, quando o dente decíduo cai antes que o outro irrompa. Nesse caso, o dentista fará uma pequena cirurgia para permitir a passagem do permanente. Mas entenda que todo o dente de leite tem o momento exato de cair. No total, são 20 dentes decíduos que sofrerão esse processo.

É importante que os pais mantenham a calma diante da criança e não deixem transparecer dúvidas ou medo. Se o dente está mole, ele pode ser tirado em casa, e especialistas dizem que varia muito de um criança para outra o tempo que o dente de leite permanece mole para só então cair.

Dente de leite tem significado

Conforme o portal do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), o momento da troca dos dentes é especial para as crianças e para a família. Afinal, evidencia o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos.

Assim, é preciso levar em conta todo o aspecto emocional do pequeno. Para muitos, a hora de trocar os dentes de leite por moedinhas deixadas pela Fada do Dente é esperado e pode ter significado para sua vida. Como as crianças esperam por isso, os adultos não devem fazer da perda do dente algo que seja repleto de nervosismo e estresse.

E nesse processo de troca de dentes pelo agrado da Fada, é importante que seja realmente algo simbólico, um moedinha ou até uma pequena lembrança, um objeto que tenha sido dos pais. Mas nada que seja caro e que precise ser comprado em uma loja,como um brinquedo. Isso tiraria a mágica e simbolismo do momento.

Essas oportunidades são fundamentais na trajetória de vida de uma criança e, conscientemente, ou não, permanecem junto delas por muito tempo. É claro que é preciso manter o bom senso e observar os pequenos, pois diante de uma demora significativa, sem dúvida alguma, um profissional da saúde deverá ser procurado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!