Clínica Geral > Saúde

O que é e como tratar a esquizofrenia

Por Redação Doutíssima 09/07/2013
tarso-cadore

Tarso Cadore, personagem esquizofrênico da novela Caminho das Indias.

A esquizofrenia é um transtorno mental grave, crônico e complexo. Esta doença pode afetar significativamente a forma como uma pessoa se sente, pensa e reage.

Embora ainda não seja possível curar a esquizofrenia, ela pode ser tratada. Detectando de forma precoce e com um tratamento rigoroso, muitas pessoas afetadas podem desfrutar de uma vida produtiva.

 

esquizofrenia

Distúrbios químicos cerebrais. Foto: Shutterstock.

o que é esquizofrenia

A esquizofrenia é um distúrbio mental que resulta de um desequilíbrio dos sistemas químicos cerebrais. A esquizofrenia não é sinônimo de uma personalidade dividida.

Os sintomas geralmente se desenvolvem gradualmente, embora possam aparecer de repente. Amigos e parentes são muitas vezes os primeiros a conhecê-los. O paciente começa a ficar sem rumo na vida.

 

Os sintomas incluem:

– Delírios: a crença de que as pessoas estão tramando alguma coisa contra, por exemplo.

– Alucinações: ouvir ou ver coisas que não existem.

– Comportamento desorganizado e confuso.

– Alterações na forma de responder ao ambiente.

– Falta de expressões ou emoções.

– Problemas de concentração.

– Falar pouco, sem detalhes.

– Dificuldade de planejamento para alcançar os objetivos.

– Problemas de memória.

– Dificuldade em manter uma conversa.

– Movimentos repetitivos (ida e volta) e comportamento tolo.

As pessoas afetadas podem tornar-se deprimidas ou apresentar alterações de humor, como é o caso do transtorno bipolar. Elas também têm um risco maior de cometer suicídio.

 

esquizofrenia

Química cerebral. Foto: Shutterstock.

As causas da esquizofrenia

As causas da esquizofrenia são ainda desconhecidas. Esta doença parece ser o resultado de uma combinação de problemas que envolvem uma certa susceptibilidade genética e fatores como o ambiente em que a pessoa vive. O risco de sofrer esquizofrenia são mais elevados nos casos em que um membro da família é afetado.

Alguns estudos mostram que variações no cromossomo 6 podem desencadear a doença.

 

Quem pode ser afetado?

A doença afeta homens e mulheres em igual proporção.

Entre os homens, os primeiros sintomas ocorrem dos 16 aos 25 anos. Nas mulheres, entre 16 e 35 anos.

 

Pessoas com esquizofrenia são violentas?

A maioria das pessoas com esquizofrenia não são violentas. Em vez disso, elas são mais voltadas para si mesmas e preferem ficar sozinhas. O abuso de substâncias tóxicas (drogas ou até certos remédios) ou a presença de sintomas paranoicos e psicóticos podem aumentar o risco de violência.

 

O tratamento da esquizofrenia

O tratamento precoce é fundamental para controlar a esquizofrenia. As chances de uma recuperação completa ou quase completa aumentam.

Os tratamentos eficazes disponíveis são: antipsicóticos, psicoterapia, formação baseada em competências, o apoio da família e da educação. Para evitar recaídas, é importante seguir o tratamento prescrito e receber apoio psicossocial adequado.

esquizofrenia

Tratamento psiquiátrico. Foto: Shutterstock.

Preconceitos e dificuldades da família 

A família algumas vezes quer isolar a pessoa com esquizofrenia por medo que ela faça algum mal aos outros e a ela mesma. Ou também por vergonha ou preconceito.

Não ignore o problema quando está no início, pois é muito mais fácil de ser tratado. Muitas vezes a família acaba percebendo comportamentos diferentes ou inadequados mas acaba ignorando, escondendo ou fingindo que nada está acontecendo. Seja por preconceito, por medo ou por uma própria dificuldade psicológica em aceitar que um membro da família sofre dessa doença.

É fundamental aceitar e encarar o problema. Procure ajuda médica e terapêutica desde o início. Só assim é possível tratar e controlar a doença.

Fonte: Institut Douglas. Canadá.