Clínica Geral > Saúde

Garganta Inflamada: sintomas e tratamento

Por Redação Doutíssima 10/07/2013

dor de garganta

A garganta inflamada é caracterizada por uma sensação de queimação, formigamento, dor aguda, dificuldade para engolir e vermelhidão na garganta. As doenças mais comuns? Amigdalite ou dor de garganta, faringite e laringite.

 

Inflamação das amígdalas

Esta é uma doença comum e trivial. Os sintomas? Inicialmente, formigueiro na garganta, dificuldade em engolir, que se irradia até as orelhas. Além disso, há febre, fadiga e, por vezes, tosse ou resfriado e vômitos. Em 80% dos casos, a dor de garganta é viral. Apenas 20% das dores de garganta são causadas por bactérias. A inflamação das amígdalas tem um pico de incidência em crianças entre 5 e 15 anos. É rara em crianças menores de 3 anos de idade e em adultos.

Veja também: Saiba a diferença entre gripe e resfriado

garganta

Faringite

Faringite é uma inflamação da faringe. É uma das doenças otorrinolaringológicas mais comuns e afeta a todos, desde crianças até adultos. É caracterizada por dores de garganta, febre, dificuldade em engolir, dor nos ouvidos. Muitas vezes, os gânglios linfáticos do pescoço estão inchados. Faringite pode estar associada com otite média aguda, sinusite aguda e / ou bronquite aguda. Ele é mais frequentemente causada por um vírus. Em crianças, ela se desenvolve principalmente na parte superior da faringe (nasofaringe). Nasofaringite aguda é a doença mais comum em crianças.

Leia mais: Disfagia: O terror do mundo moderno

 

Laringite

Laringe são inflamações que afetam as cordas vocais. Eles manifestam-se pela rouquidão e dor na garganta. Ela também podem ser associada com tosse seca, constipação, desconforto respiratório ou gripe. Casos de laringite são comuns no inverno. Na maioria das vezes, laringite é causada por um vírus, mas podem ser de origem bacteriana. Laringite viral afeta principalmente crianças pequenas 18 meses a 5 anos, especialmente no inverno.

 

Em qualquer caso de dor de garganta, consulte o seu médico que vai determinar o tratamento mais adequado para você. Lembre-se que a automedicação é um ato perigoso e anti-inflamatórios só devem ser utilizados em caso de infecção bacteriana.

 

Fonte: Doctissimo