Clínica Geral

15 Sinais de dependência às drogas

Por Redação Doutíssima 11/07/2013

sensibilizacion-drogas-thumb-500x374[1]

As drogas são um dos maiores problemas da sociedade atualmente. E a proximidade delas nos causa medo. Confira 15 sinais de dependência às drogas.

Leia mais: Como falar sobre drogas com seu filho

Não dá para escapar. As drogas são, hoje, um problema que pode atingir a todos, em todos os lugares. A informação é ainda nosso maior aliado no combate às drogas. Confira agora 15 sinais de dependência às drogas.

  1. Comportamento – Mudanças repentinas de comportamento podem significar muitas coisas, entre elas a dependência às drogas. Esteja atento (a)!
  2. Atitudes – O descompromisso com as obrigações do dia-a-dia também devem ser acompanhadas, principalmetne se a pessoa não tinha um histórico de irresponsabilidades.
  3. Motivações – O desinteresse por atividades que faziam parte da rotina da pessoa podem indicar um desvio de interesse, dentre eles a dependência às drogas.
  4. Apetite – Mudanças de apetite repentinas devem ser observadas.
  5. Mentiras – São comuns para o dependente, eles mentem sem problemas já que esta mentira pode sustentar o vício.
  6. Saídas de casa – Verificar se a pessoa sai com frequência sem explicar onde vai e a que horas volta.
  7. Solidão – A pessoa muito tempo sozinha, mesmo em casa.
  8. Objetos estranhos – Não ignorar a presença de objetos, dentro dos lugares onde a pessoa passa mais tempo, como pedaços de cigarros, seringas, etc.
  9. Marcas – As drogas injetáveis deixam marcas no corpo – principalmente braços. Observe o costume da pessoa em usar somente camisas de manga longa.
  10. Olheiras – O consumo de drogas podem causar olheiras e vermelhidão nos olhos. Os possíveis dependentes usam óculos escuros para disfarçar.
  11. Rendimento – Faltas injustificadas e recorrentes além do baixo rendimento escolar ou profissional, devem ser observados.
  12. Roubos – A pessoa precisa sempre de dinheiro para sustentar o vício. Muitas vezes recorre à roubos dentro de casa para sustentá-lo.
  13. Mudança de estilo – A mudança brusca de estilo e de círculo de amigos sem qualquer relação ao estilo anterior da pessoa, deve ser verificado.
  14. Mudança de hábito – Pessoas que trocam o dia pela noite, com frequência, devem ser observadas.
  15. Amigos – Estar atento ao novo círculo de amizades da pessoa pode dizer muita coisa.

Tudo isto são sinais. Eles por si só não afirmam que determinada pessoa tem dependência às drogas, mas eles ajudam e muito a identificar algo estranho!

Fonte: abc.med