Receitas

7 chás terapêuticos e saborosos

Por Redação Doutíssima 11/07/2013

cha terapeutico

Os chás terapêuticos podem trazer diversos benefícios para saúde, desde que utilizados de forma adequada. A crença de que “por seu natural, se não fizer bem, mal também não vai fazer” é completamente equivocada. As ervas naturais podem sim, fazer mal a determinados indivíduos que apresentem hipersensibilidade a algum composto presente na erva. Por isso, é sempre recomendado procurar um fitoterapeuta que saberá lhe indicar que ervas são as mais adequadas para você.

Leia também: Os benefícios do ginkgo biloba

 

Indicações e modo de preparo

Os chás terapêuticos podem aliviar diversos sintomas como insônia, prisão de ventre, enxaqueca, gastrite, obesidade, colesterol alto, entre outros.

Existem 2 métodos básicos para a preparação dos chás terapêuticos: a infusão e a decocção. A infusão é quando a água fervida é jogada sobre a planta e em seguida cobrir o recipiente. A decocção é quando ferve-se a planta na água. Dependendo do tipo de erva, um ou outro método será o mais adequado.

Confira: 7 chás caseiros e seus benefícios para a saúde

 

Chás terapêuticos que fazem bem ao organismo

– Rooibos: É uma planta que auxilia no emagrecimento  e rejuvenescimento, pois possui boas doses de antioxidantes que combatem os radicais livres. É conhecido como chá vermelho. Ela possui baixas doses de cafeína e não interfere com o sono.

cha rooibos

– Oliveira: Esta erva não possui contra-indicações e suas folhas possuem muitas propriedades terapêuticas. Conhecida como “árvore da vida”, ela auxilia no controle da hipertensão, no emagrecimento e combate o estresse.

cha de oliveira

– Xaxim: É bastante empregada no tratamento da bronquite e asma. Ela também é eficaz no combate à caspa, psoríase e micoses.

cha de xaxim

– Cavalinha: Esta erva é um poderoso desintoxicante que auxilia a combater inflamações. Apresenta resultados significativos no combate à celulite e gordura localizada.

cha de cavalinha

– Camomila e amora: A combinação é ótima para TPM, pois ajuda a diminuir o inchaço e os incômodos durante o período mesntrual.

cha de camomila

– Hortelã-pimenta, capim-cidreira, gengibre e cúrcuma: O chá resultante dessas quatro ervas possui um efeito desintoxicante, além de ter propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, calmante, digestivo e diurético.

Leia também: A fitoterapia é um dos tratamentos mais antigos do mundo

 

Lembre-se de consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento e de comprar ervas em lojas especializadas para evitar problemas.

 

Fonte: Sara Blogs