Estética

Conheça os sintomas e tratamentos dos vasinhos nas pernas

Por Redação Doutíssima 11/07/2013

Os vasinhos nas pernas são um incômodo que atinge principalmente as mulheres. Por questão estética e médica, os tratamentos têm avançado em relação a esse problema.

 

Causas dos vasinhos nas pernas

Esses vasinhos são nada mais do que microvasos da pele que se dilatam, assim dão a sensação de linhas avermelhadas na pele. Os tipos variam entre manchas vermelhas até os que parecem micro varizes.

vasinhos nas pernas

A rotina sedentária pode favorecer o aparecimento de microvasos nas pernas. Foto: iStock, Getty Images

O motivo do aparecimento é variável, mas as pessoas com maior chance de desenvolver os vasinhos nas pernas são as que possuem predisposição genética. A falta de proteínas, como a elastina e o colágeno, pode ser passada geneticamente de pai para filho.

As grávidas, ou pessoas que sofrem de obesidade e sedentarismo, também possuem maior chance de desenvolver o problema. 

 

Os principais sintomas são formigamento, queimação e dor nas pernas, além das manchas.

Tratamentos para vasinhos nas pernas

Para começar o tratamento, o primeiro passo é descobrir o que está causando os vasinhos nas pernas. Depois de ter um diagnóstico do problema e corrigi-lo, é necessário se informar com o médico sobre quais tratamentos ele indica ao seu caso.

Os tratamentos mais utilizados são a crioescleroterapia, o laser e a espuma. A forma de tratar os vasinhos pode variar. Alguns utilizam apenas um tratamento, mas a forma mais comum é a aplicação dos três métodos em conjunto. Lembrando que tudo depende do que o seu médico achar adequado ao seu quadro.

1. Crioescleroterapia

Sua maior vantagem é que através da aplicação de glicose congelada, a crioescleroterapia destrói a parede interna do vasinho, eliminando-o. Ao mesmo tempo, esse efeito gelado diminui as manchas recorrentes do procedimento e diminui a sensação dolorosa.

2. Espuma

O polidocanol quando entra em contato com o ar se torna uma espuma. Por ser uma substância estudada muito tempo como anestésico local, apresenta menos dor à aplicação.

3. Laser

Esse é um método não químico. Através do calor causado pela energia luminosa, o sangue coagula e destrói o vaso. É possível que se sinta durante o tratamento uma sensação de calor local, que pode ser amenizado por uma anestesia térmica.

Segundo o cirurgião vascular Luis Gustavo Hernandes, quando são realizados os tratamentos, os vasinhos nas pernas dificilmente voltam. O que pode acontecer é novos surgirem pelos mesmos motivos dos anteriores. Por isso, é importante descobrir o que está causando o incômodo e realizar mudanças para prevenir uma nova ocorrência.

Prevenção do problema

Praticar exercícios e tomar cuidado com o aumento de peso são fatores importantes na prevenção dos vasinhos nas pernas. Pessoas que possuem maior propensão para obesidade, principalmente, devem estar atentas ao sedentarismo.

O ideal é que não se trabalhe por muito tempo seguido sentado. Caso não exista opção, exercícios para a região das pernas ajudam a prevenir os vasinhos.

Pessoas fumantes devem estar cientes que o cigarro facilita o espasmo vascular e pode contribuir no aparecimento desse incômodo.

Meias de compressão e a ingestão adequada de água podem contribuir na prevenção.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!