Gravidez Semana a Semana

Pré-natal odontológico: entenda o que é e quais os benefícios

Por Redação Doutíssima 12/07/2013

Talvez muitas mulheres não saibam, mas é extremamente importante agendar uma visita extra ao dentista durante a gravidez. O acompanhamento pré-natal odontológico é recomendado para evitar infecções orais, como a doença periodontal, que têm sido associadas a bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer. Vale a pena ficar atenta.

pre-natal-odontologico-doutissima-istock-getty-images

Pré-natal odontológico é recomendado para evitar infecções orais. Foto: iStock, Getty Images

Importância do acompanhamento pré-natal odontológico

As mudanças ocorridas durante a gestação são capazes de afetar gengivas e dentes. Nesse período haverá mais sangue fluindo através do corpo, mais ácido em sua boca e aumento nos níveis de hormônio – substâncias químicas produzidas pelo corpo. Essas alterações podem deixá-la mais propensa a apresentar problemas de saúde bucal.

A gengivite é um desses problemas, caracterizada por gengivas vermelhas, inchadas ou doloridas. Além disso, ela é capaz de causar sangramento quando você escova seus dentes.

A probabilidade de gengivite durante a gestação tem sido associada à elevação do hormônio progesterona. Quando não tratada, pode evoluir e se tornar uma doença mais grave: a periodontite.

De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Periodontology, aproximadamente 40% das mulheres grávidas têm algum tipo de doença periodontal. Não bastasse isso, uma pesquisa conduzida pela faculdade de odontologia da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, indica que há uma associação entre doença periodontal materna e nascimento prematuro.

Os altos níveis dos hormônios progesterona e estrogênio durante esse período ainda são capazes de afetar tecidos e ossos que mantêm os dentes no lugar, tornando-os mais soltos. Não é raro também o aparecimento de nódulos na gengiva inchada, geralmente entre os dentes. Como a saliva da mamãe fica mais ácida durante a gravidez, aumentam as chances de cáries.

Cuidados com a saúde bucal durante a gravidez

Há hábitos capazes de auxiliar na manutenção da saúde bucal durante a gestação. Veja como manter seus dentes e gengivas saudáveis:

  • Creme dental e fio dental

Escove os dentes com creme dental com flúor e opte por uma escova de cerdas macias – faça isso três vezes ao dia. Para a limpeza entre os dentes é indispensável o uso do fio dental – no mínimo uma vez por dia.

A higienização regular dos dentes é capaz de remover a placa bacteriana e prevenir problemas como periodontite e cárie dentária.

  • Enjoos

Muitas mulheres apresentam enjoos e vômitos constantes no período de gestação e não conseguem escovar os dentes com a frequência indicada. Caso isso ocorra, lave a boca com água ou enxaguante bucal.

Depois de vomitar também é importante lavar a boca com água para retirar o ácido contido no vômito.

  • Visite seu dentista

Durante a gravidez é importante ter um acompanhamento detalhado da saúde bucal. Um profissional especializado é capaz de avaliar quaisquer problemas e tratá-los da melhor forma possível.

  • Alimentos saudáveis

Eles garantam à mamãe e ao bebê nutrientes importantes. Os dentes do pequeno começam a se desenvolver entre três e seis meses de gravidez. Nessa fase são importantes nutrientes como cálcio, proteínas e vitaminas A, C e D.

  • Limitar doces

Excesso de alimentos ou bebidas doces muitas vezes levam à cárie dentária. Durante a gestação é válido trocá-los por água e alimentos saudáveis como frutas, legumes e produtos lácteos. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!