[the_ad_group id="16403"]
Exercícios

Agachamento faz bem para as pernas, o bumbum e a barriga

Por Redação Doutíssima 16/07/2013

O segredo do bumbum durinho e das coxas definidas das musas fitness pode ser o agachamento. Esse tipo de exercício envolve quase todos os músculos do corpo, e proporciona uma melhora no condicionamento, no desempenho e na mobilidade para as tarefas do dia a dia.

 

Agachamento promove a construção muscular

Se você está procurando uma maneira poderosa para impulsionar seu condicionamento físico geral e obter alguns resultados rápidos, vale a pena incluir esse tipo de exercício em seu treino.

agachamento

Exercícios que envolvem o ato de agachar ajudam a prevenir lesões nos joelhos. Foto: iStock, Getty Images

Ele deve ser parte de muitos tipos de treino, principalmente porque é relativamente simples de executar e não requer nenhum equipamento.

Além disso, normalmente é considerado uma atividade para as pernas, mas a realidade é que é capaz de trazer benefícios para todo o corpo – inclusive o abdômen. É bastante útil ainda para fortalecer os quadris, os isquiotibiais e os glúteos.

 

Esse exercício alonga o corpo e com isso, beneficia a circulação em geral. Isso significa mais nutrientes e oxigênio para todos os órgãos vitais e músculos – o que é excelente para combater a celulite, por exemplo.

 

O treino também é benéfico para a prevenção de problemas, como lesões no joelho. De acordo com um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, é possível aumentar a massa óssea ao fazer agachamento – o que é essencial para evitar problemas como a osteoporose.

 

O exercício também é capaz de se refletir positivamente no desempenho atlético. Uma pesquisa feita pela Edith Cowan University, da Austrália, indica que ele pode ajudar você a ser um melhor corredor.

 

Como fazer um agachamento corretamente

Para executar qualquer exercício, é importante recorrer a um profissional para fazê-lo corretamente. Muitos tipos de agachamento envolvem pesos, e por vezes machucam as costas. Além disso, se você não aquecer o corpo antes de começar o treino, pode prejudicar seu desempenho.

 

Caso você deseje incluir esse exercício à rotina de treinos, uma boa ideia é começar com o movimento básico, sem pesos. Para isso, fique na posição de agachamento, com os pés na largura do quadril, dedos apontando para a frente, pescoço reto e abdômen contraído. Mantenha seus braços estendidos em frente ao corpo em linha reta com as palmas viradas para baixo.

 

Dobre os joelhos e, então, abaixe-se lentamente até que o topo das coxas fique paralelo ao chão. Empurre sua parte inferior para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira. Procure ficar com a coluna reta e não deixe seus joelhos ultrapassarem o nível dos pés. Depois, é só retornar lentamente para a posição inicial.

 

Riscos ao fazer o exercício

Durante a execução de qualquer exercício físico, você pode acabar se machucando. No caso do agachamento, as lesões mais comuns são as na parte inferior das costas. Para evitá-las, uma boa ideia é fortalecer os músculos que suportam o tronco – ou seja, abdominais e lombares.

Além disso, é possível machucar os joelhos e os ombros caso opte por fazer o exercício com pesos – e não esteja preparado para isso. É sempre uma boa ideia começar com o básico e aumentar o nível com a ajuda de um profissional de educação física para orientá-lo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]