Filhos

Como fazer o seu filho andar sem andador

Por Redação Doutíssima 18/07/2013

0,,69772197,00

Aquele momento importante, quando a criança dá seus primeiros passinhos, fica para sempre na memória. Mas há algum segredo para que as crianças pequenas andarem sem andado. Veja agora como fazer seu filho andar sem andador!

Leia mais: 6 papinhas de bebê gourmets

A criança geralmente coloca seus pezinhos em ação por volta de 1 ano de idade. E neste momento, o andador é muito utilizado já que ele dá à criança a independência de explorar o que há ao redor. O grande problema é que médicos e outros especialistas concordam que o andador atrasa ou atrapalha o processo de desenvolvimento locomotor da criança. Um pouco mais tarde, entre 15 meses e 1 ano e meio, a criança já consegue se locomover sozinha sem grandes problemas. Mas, afinal, como dar segurança à criança e como ter segurança para fazer seu filho andar sem andador?

saiba-por-que-o-seu-filho-nao-deve-usar-o-andador-6-782

Veja a seguir dicas para ajudar o seu filho a andar sem andador!

  • Seja paciente! – A primeira dica não poderia ser outra senão esta. Cada criança tem o seu tempo e seu modo de assimilar as coisas. A ansiedade em fazê-la andar sem andador pode transmitir insegurança à criança. Portanto, sem pressão!
  • Prepare o ambiente – Tenha tapetes emborrachados nos locais onde a criança costuma brincar. Espalhe brinquedos pelo ambiente. Isto vai fazer com que a criança se esforce para alcançá-los.
  • Estimule a criança a engatilhar – Um dos grandes problemas do andador é que ele faz com que a criança pule etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Esteja sempre próxima (o) da criança e estimule que ela engatinhe e esteja pronta (o) para ajudá-la quando preciso.
  • Seja cuidadosa (o) – Dê espaço para a criança se locomover afastando móveis. Cuidado com objetos pontiagudos e outros que podem causar acidentes.

Leia mais: Mitos e verdades sobre furar as orelhas do bebê

O mais importante de tudo é passar segurança à criança. De nada adiantam comparações com outras crianças. Controlar a ansiedade também é muito importante. Cada criança tem o seu tempo e o tempo delas é, certamente, diferente do nosso. Então, muito apoio e carinho nesta etapa importante!

Fontes: Uol Mulher, Terra Bem Estar, Crescer