Clínica Geral > Saúde

3 Receitas caseiras para aliviar a tosse

Por Redação Doutíssima 19/07/2013

tosse topo

Reflexo ou voluntária, a tosse expele o ar dos pulmões numa velocidade de até 900 kmh! A tosse em si não é uma doença mas um sintoma que deve ser monitorado por um médico. Confira algumas receitas caseiras que ajudam a acalmar a tosse.

O mel

tosse mel

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, mostrou que o mel é o remédio mais eficaz contra a tosse em crianças e adolescentes. O estudo foi conduzido entre 105 crianças com uma tosse muito problemática. As crianças tomaram uma colher de chá de mel antes de ir para a cama ou uma colher de algo contra a tosse.

De acordo com os resultados, o grupo de crianças que tomaram mel foram aquelas que tiveram o mínimo tosse à noite, e, portanto, dormiram melhor. A dosagem? Meia colher de chá para crianças de 2 a 5 anos, uma colher de chá para crianças de 6 a 11 anos e duas colheres de sopa para tomar com chá ou adicione um chá de ervas ou leite morno. Você pode adicionar canela (1/4 colher de chá) para melhorar os efeitos de mel.

Não deixe de conferir: 7 Chás terapêuticos e saborosos

 

Chás de ervas, xaropes, sucos

tosse cha

Nossos antepassados ​​faziam chás de ervas, alguns dos quais realmente têm ação contra a tosse. Tomilho é o mais conhecido. A sua ação anti-séptica é o timol, um dos compostos ativos desta planta. Outras plantas úteis para combater a tosse: caldo branco, erva-doce, marshmallow, malva, banana, alcaçuz. Eles podem ser encontrados como um chá, xarope ou doces.

Exemplo de chá simples: Pegue 3-4 raminhos de tomilho para serem fervidos em 200 ml de água. Remova os galhos equando a água fica amarela e acrescente 1 ou 2 colheres de sopa de mel. Beba ao longo do dia.

Mais dois exemplos: Prepare uma mistura de partes iguais de borragem, papoula, alcaçuz, pinheiro (brotos), tomilho, amarelo ouro, roxo (20 g de cada planta), depois de três colheres de sopa para 1/2 litro de água fria. Ferver. Infundir 10 minutos. Filtrar. Levar de três a quatro xícaras por dia;

Prepare uma mistura de partes iguais de manjerona, hissopo, terra hera, cavalinha, alcaçuz e flores de tussilagem. Use duas colheres de sopa para 1 litro de água fria. Ferva por 10 minutos e filtre. Beba ao longo do dia.

Confira: Os benefícios do mel para sua saúde

Você também pode tentar os xaropes em casa, com cenouras, por exemplo. Deve-se cortar fatias muito finas de cenoura sem remover a pele, cubra com o açúcar e deixe descansar durante a noite. Isto dá um xarope, que deve-se beber durante o dia. Você pode fazer a mesma coisa com um nabo ou uma cebola. Pode-se também tentar ralar o rabanete e beber o suco.

 

Fonte: Doctissimo