Nutrição

Veja como identificar 4 sinais da falta de potássio no seu corpo

Por Redação Doutíssima 19/07/2013

Você conhece a importância com potássio para o corpo? Esse elemento é importante para a manutenção dos músculos e dos nervos e sua ausência traz reflexos negativos à saúde. Saber identificar os sinais da falta de potássio e procurar ajuda médica nesses casos é fundamental.

 

A deficiência de potássio na corrente sanguínea pode provocar fraqueza muscular, aumento das taxas de açúcar no sangue e até parada respiratória, o que pode levar uma pessoa à morte.

sinais da falta de potassio

A cãibra é um dos sintomas mais comuns da falta de potássio. Foto: iStock, Getty Images

4 sinais da falta de potássio no organismo

1. Cãibras e fraqueza muscular

 

Os primeiros sinais da falta de potássio no organismo são as cãibras frequentes e a fraqueza muscular séria, como não conseguir levantar da cama. O potássio cumpre papel importantíssimo no trabalho muscular, pois funciona como se fosse a energia que move os músculos.

 

Quando há falta de potássio no organismo, os músculos entram em pane e vem daí o surgimento das cãibras. A fraqueza intensa por mais de um dia também deve ser investigada, assim como formigamento e dormência muscular.

 

2. Constipação

 

O potássio precisa estar no nível correto no organismo. Quando em excesso, ele também é prejudicial. O intestino tem a função de absorver o nutriente e eliminar o excesso. Qualquer alteração pode resultar em constipação.

 

3. Irregularidade nos batimentos cardíacos

 

Entre os sinais da falta de potássio no organismo, esse é o que mais envolve riscos, pois o paciente pode ir a óbito. Ritmo cardíaco anormal, com batimentos irregulares e palpitações, pode ser um indicativo que os níveis de potássio podem estar baixos.

 

Preste atenção no que o seu coração está dizendo e busque um médico para saber qual a origem dos batimentos irregulares.

 

4. Náuseas e vômito

 

Náuseas frequentes e vômitos diários podem não ser só sinal de gravidez. Esses dois sintomas também evidenciam que os níveis de potássio no organismo estão abaixo do normal.

sinais da falta de potassio

A banana é uma das principais fontes de potássio na alimentação diária. Foto: iStock, Getty Images

Sinais da falta de potássio exigem consulta médica 

Agora que você tem conhecimento sobre os sinais da falta de potássio no organismo, não deixe de buscar um médico quando necessário. A hipocalemia, como é chamada a baixa concentração de potássio, é fácil de tratar.

 

Geralmente, o médico receita um composto que é tomado por via oral e pede readequação alimentar. Em casos mais graves, é possível que doses desse nutriente sejam injetadas diretamente na veia.

 

A alimentação também cumpre papel importantíssimo na manutenção do potássio no organismo. Esse macromineral é facilmente encontrado em vegetais, como na beterraba cozida, banana, suco de laranja, melão, semente de abóbora, abacate, damasco e mamão.

 

De acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos devem consumir uma quantidade mínima de potássio em suas dietas diárias. O recomendado fica em torno de de 3,51 gramas, algo como duas bananas.

 

A indicação da OMS para essa quantia é na tentativa de reduzir o risco de derrames cerebrais e de doenças cardíacas, já que o potássio é um regulador da pressão arterial.