Especialidades

Confira 12 curiosidades sobre a vagina

Por Redação Doutíssima 22/07/2013

Muitas mulheres, as vezes motivadas por tabus, desconhecem os detalhes e não dedicam a atenção necessária à sua própria vagina. Esse é um comportamento equivocado, já que é importante para a população feminina ter intimidade com o corpo e conhecimento sobre o órgão sexual. O que se sabe é que o distanciamento pode gerar muitas frustrações emocionais.

 

Falta de intimidade com a vagina

 

Pesquisa do Programa de Estudos em Sexualidade da Universidade de São Paulo (USP), identificou que 40% das mulheres brasileiras não se masturbavam.

 

A falta de conhecimento do corpo, para especialistas, ocorre pela cultura, já que as meninas muitas vezes crescem com a ideia de que não devem manifestar desejos sexuais. Como ato involuntário, acaba reprimindo suas vontades.

 

A falta de manifestação dos desejos sexuais faz muitas jovens não terem intimidade com a vagina. Isso também faz as mulheres demorarem a alcançar um orgasmo, pois não sabem o que é prazeroso ou não. Consequentemente, não dizem ao parceiro o que as estimula.

 

vagina

Ter intimidade com o próprio corpo é importante para a vida sexual da mulher. Foto: iStock, Getty Images

Vagina: um órgão curioso

 

Para que você saiba um pouco mais sobre o órgão sexual, separamos 12 informações curiosas sobre a vagina. Eles revelam ainda que o corpo humano é uma máquina perfeita e instigante. Veja a seguir.

 

1. Clitóris enrijece

 

Os pequenos lábios também contêm tecidos eréteis que endurecem um pouco em momentos de grande excitação. A explicação vem do tempo em que você era um feto, fase em que todos temos órgãos reprodutivos iguais.

 

2. Líquido hidratante

 

O líquido que ajuda a lubrificar o órgão sexual feminino e o óleo de fígado de tubarão contêm esqualeno, composto orgânico que serve como emolientes em fórmulas de cremes hidratantes.

 

3. Limpeza na lubrificação

 

A lubrificação natural e a flora bacteriana funcionam como um mecanismo de limpeza.

 

4. Tamanho da vagina

 

O tamanho médio de um órgão sexual feminino é de 7,5 a 10 cm. Quando a mulher está em estado de excitação, pode aumentar em até 200%.

 

5. Remoção de pelos

 

Remover os pelos da região genital faz com que apareçam pequenos cortes e escoriações que podem facilitar o acesso de bactérias, gerando infecções.

 

6. Perigos do sexo

 

As relações sexuais também podem causar problemas. Pequenos arranhões ou conflitos internos na vagina podem resultar do ato. Por isso, as mulheres são mais propensas a contrair DSTs. Então, lembre-se da a importância do uso de preservativos.

 

7. Transpiração

 

A transpiração é  necessária. Logo abaixo dos lábios e clitóris, centenas de pequenas glândulas secretam lubrificante e suor. Esse processo ocorre para proteger suas partes íntimas contra o atrito e superaquecimento.

 

8. Secreções

 

Secreções diárias são normais na pré-menopausa. A vagina pode produzir o equivalente a uma colher de chá de secreções durante o dia. Essas secreções são brancas ou transparentes e inodoras. Pouco antes da ovulação, elas tornam-se maiores, mais líquidas e elásticas.

 

9. Orgasmo

 

O maior número de orgasmos que uma mulher conseguiu ter em uma hora foi 134. Muito além dos homens, cujo recorde é de “apenas” 16.

 

10. Clitóris

 

O clitóris é uma parte extremamente sensível da vagina, por isso o estímulo desse pequeno ponto é tão importante para dar prazer à mulher. Ele contém cerca de 8 mil terminações nervosas, o dobro do que contém o pênis.

 

11. Paredes internas

 

As paredes internas do órgão sexual feminino são plissadas e podem abrir da mesma forma que um guarda-chuva no momento da relação. O único pré-requisito é que haja a excitação feminina.

 

12. Bactérias

 

O órgão é repleto de bactérias, a “flora vaginal”. Algumas destas bactérias são também encontradas no iogurte.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!