Esporte

Como monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física

Por Redação Doutíssima 22/07/2013

download (3)

A frequência cardíaca é caracterizada pela quantidade de vezes que o coração pulsa, ou seja, que se contrai e relaxa por minuto. Fazer a monitoração da frequência cardíaca na atividade física é muito importante para evitar excessos e não exceder seus limites durante os exercícios.

“Mensurando a frequência cardíaca (FC) identificamos a intensidade do trabalho que está sendo feito e o controle de cada exercício fica mais organizado” Explica o treinador do CORE 360º Treinamento Funcional Rodrigo Assi.

Leia também: Mantenha seu copo em forma.

Você mesma pode calcular sua frequência cardíaca siga a seguinte fórmula: 220 menos a idade (para homens) e 226 menos a idade (para mulheres). Trabalhe de 60% a 75% deste valor. Esta é uma faixa segura para a maioria das pessoas (a não ser que você tenha problemas de cardiopatias, pressão alta e outros). Neste caso não inicie nenhuma atividade física antes de fazer uma avaliação física.

Confira as tabelas, a primeira para mulheres e a segunda para os homens:

images (9)tab-freqcardiacahomens-110208

Saiba como medir a Frequência cardíaca

A frequência cardíaca pode ser medida através de um monitor cardíaco, que é composto por uma cinta com sensores, essa cinta é colocada na altura do peito, junto com um relógio que recebe as informações no visor.

images (8)

Também pode ser medida manualmente em outras partes do corpo, como:

No punho

download (2)

É medida na parte da dentro do pulso que fica abaixo da linha do polegar. Em direção a palma da mão você vai sentir a pulsação da artéria radical. Pressione suavemente o pulso da mão direita com seus dedos, o indicador e o dedo médio até que perceba a pulsação do fluxo de sangue.

No pescoço

images (10)

Utilize o dedo indicador e o médio na parte lateral do pescoço, entre a traqueia e o músculo do pescoço e pressione devagar até sentir a pulsação.

Exemplo de como medir a Frequência Cardíaca

Com o dedo indicador e o médio da mão direta verifique o pulso do lado esquerdo e conte quantas vezes sentiu a pulsação num período de 10 segundos. Depois é só multiplicar por seis, para identificar os batimentos por minuto.

Veja também: Conheça o Body Jump: divertido e emagrecedor.

Cada exercício físico tem sua frequência cardíaca

download (4)

Como a intensidade dos exercícios vão mudar, pois os exercícios que agem na articulação terão frequência cardíaca menos comparado  aos exercícios que trabalham todo o corpo.

Praticando exercícios

É importante checar várias vezes a frequência cardíaca durante a atividade física para ter certeza que a intensidade está correta.

Fontes: TerraVida saúde e Vila mulher.