Guia dos Dentes

Aparelho dental em porcelana: fim dos dentes tortos e da “boca de ferro”

Por Redação Doutíssima 23/07/2013

     

A estética está cada vez mais exigente e com isso, as pessoas tem uma grande necessidade de desentortar seus dentes para ter um sorriso mais harmônico. Uma grande parte dos pacientes fica desconfortável com a colocação de várias peças de metal na boca e, somado a isso, ligas coloridas que sujam ou soltam sem muita dificuldade.

É nesse momento que os aparelhos estéticos vieram com toda a força e dentre eles está o aparelho dental em porcelana ou o de safira.

Veja também: como acabar com as dores na face

estetic-2

Os aparelhos dentais que podemos chamar de estéticos, já existem em várias opções e vou exemplificar algumas a partir de agora:

  • Aparelho dental em acrílico transparente(policarbonato)

Foi como tudo começou e ainda é utilizado no mercado para baratear o tratamento estético. Tenho algumas restrições em relação a fragilidade e precisão das peças mas acredito que possa ser utilizado em pacientes com pouca condição financeira e que tenham extremo cuidado com alimentação e manuseio do aparelho.

estetic-3

  • Aparelho dental em porcelana

Totalmente discreto, podendo o material chegar bem perto da tonalidade da cor do dente.

  • Aparelho dental em porcelana com canaleta metálica

Acelera e da mais precisão  ao tratamento.

  • Aparelho dental em porcelana autoligado

Não precisa das liguinhas transparentes, aproveitando melhor o fator estético pois as liguinhas podem manchar após algum tempo, dependendo da sua alimentação e da qualidade das ligas.

estetic-4

  • Aparelho dental em safira

Material similar à porcelana, promete mais “claridade”, é bem translúcido (estético), menos manchas nas peças  e precisão no tratamento. O custo é um pouco mais elevado, mas alguns ortodontistas não trocam ela por nada.

Assim como o de porcelana, já possui a opção com canaleta reforçada e com a ausência de ligas de borracha também conhecidas como alastik, elastic ou liguinhas.

estetic-1

  • Invisalign

Uso muito essa técnica em casos mais simples de alinhamento dentário, em pacientes que precisam diariamente do máximo de estética. Consiste em placas pré-fabricadas transparentes que são trocadas ao longo do tratamento (pelo dentista), guiando os dentes para o local certo. Ao fim de todas as placas, os dentes ficam em perfeita localização e o paciente faz o tratamento com bastante conforto.

estetic-5

É muito importante vocês entenderem que o aparelho ortodôntico não é um adereço estético como um brinco ou um cordão e a intenção não é ficar trocando as ligas.

Saiba mais sobre: dentes saudáveis sem tabaco

O aparelho ortodôntico é um tratamento sério e gera efeitos colaterais e com isso, foi feito para ser utilizado o mínimo possível de tempo e somente pelo dentista especialista em Ortodontia.

ATENÇÃO: não troque as ligas em casa sozinho nem com pessoas que não são especializadas. Você estará correndo riscos graves até ao ponto de perder dentes ou ter problemas gengivais graves.

assinatura_DR_DIEGO-LINS4