Guia dos Dentes

Entenda para que servem os aparelhos extrabucais

Por Redação Doutíssima 23/07/2013

    orto-8

Você já se deparou pela rua com alguma criança ou um adolescente que possui alguns ferros ou ligas para fora da boca? Ou mesmo com aparelhos que ficam em volta da cabeça como se fosse um “capacete”? Eles se chamam aparelhos extrabucais.

Eles podem ser de vários tipos e de várias utilidades. Vamos conversar sobre três aparelhos extrabucais mais comuns como:

  • Aparelho extra-bucal (apelidado carinhosamente de AEB)

O tratamento com aparelho extrabucal segura o crescimento para frente da maxila ou redireciona o crescimento da face. É indicado quando a má oclusão é determinada predominantemente por um crescimento exagerado da maxila(paciente dentuço)

orto

  • Máscara facial

Alternativa não cirúrgica para correção de má oclusão de classe III esquelética. Permite a movimentação do osso do paciente, da maxila, para frente e para baixo, enquanto a mandíbula mostra uma rotação no sentido horário, que corrige a concavidade do perfil e dos tecidos moles(paciente queixudo)

orto-9

  • Mentoneira

A mentoneira é um modelo de aparelho utilizado para a contenção de crescimento da mandíbula. Quando utilizada no momento adequado, a mentoneira é um excelente auxiliar para controlar o excesso de crescimento deste osso, diminuindo o crescimento do queixo e auxiliando na manutenção de um perfil facial mais agradável(paciente levemente queixudo)

orto-11

Veja também: aparelhos estéticos

Existem outros aparelhos utilizados para interferir no que a genética tinha programado para o paciente e para tal, esses aparelhos trabalham o que chamamos de ortopedia.

orto-4

Com a ortopedia, o dentista (ortodontista/ortopedista) pode estimular ou desestimular crescimento ósseo e isso só pode ser feito após exames de diagnóstico que certificam a necessidade dessa utilização.

orto-7

É importante o trabalho psicológico nessas crianças e adolescentes, pois percebemos que os aparelhos ortopédicos precisam de muitas horas ao longo do dia de utilização e com isso torna-se vital que o paciente entenda que precisa usar o aparelho ou vai ter prolemas mais sérios futuros como ter que realizar a cirurgia ortognática.

Saiba mais sobre: cirurgia ortognática

orto-5

Leve seu filho novinho ao dentista, acostume seu bebê com as consultas odontológicas regulares. Assim, o dentista poderá ver precocemente se algo está dando errado e poderá tratar rapidamente.

assinatura_DR_DIEGO-LINS4