Nutrição

5 Boas razões para comer ovos

Por Redação Doutíssima 24/07/2013

ovos

O ovo é bom para a saúde. O amarelo do ovo fornece 90% de cálcio e ferro e o branco, quase a metade de suas proteínas. Se ele estava banido da sua dieta, aqui estão cinco argumentos que devem fazer você mudar de idéia.

 

1. Os ovos são ricos em vitaminas

Um pequeno ovo contém várias vitaminas essenciais para a saúde:

• A B2 (riboflavina), que ajuda o corpo a converter alimentos em energia

• A vitamina B12 (cobalamina), essenciais para a produção de células vermelhas do sangue

• Vitamina A (retinol), essencial para a visão

• Vitamina E (tocoferol), que combate os radicais livres que causam danos às células e tecidos, uma causa potencial de câncer.

As vitaminas A e B2 também estão envolvidas no crescimento, por isso certifique-se de que seus filhos comem regularmente ovos.

 

2. O ovo pode ajudar a perder peso

Incrível, não é? Quantas vezes não ouvimos dizer que os ovos engordam ou eram ruins para a saúde? No entanto, os resultados de um estudo realizado pelo Centro de Rochester Obesity Research indica que comer ovos no café da manhã pode ajudar a reduzir sua ingestão calórica diária em 400 calorias. Isso significa que você pode perder 1,3 kg ou mais por mês. Isto é provavelmente porque os ovos contribuem para a sensação de saciedade. Isso mesmo, o ovo contém colesterol, mas é o colesterol da dieta, o que difere completamente do colesterol no sangue produzido pelo corpo. No entanto, apesar das advertências do passado, não há evidências no sentido de que o ovo aumentaria o colesterol no sangue.

 

3. O ovo é rico em minerais essenciais

Particularmente ferro, zinco e fósforo, minerais que o corpo necessita absolutamente. As mulheres precisam primeiro a compensar as perdas devidas à menstruação, caso contrário, eles experimentam cansaço ou exaustão, e são irritáveis. O zinco é um elemento essencial para um sistema imunológico saudável e ajuda o corpo a converter alimentos em energia disponível. Finalmente, o fósforo desempenha um papel vital na saúde dos ossos e dentes.

Além disso, o ovo contém elementos vestigiais (isto é, que o organismo necessita em pequenas doses), incluindo os de iodo, o que é vital para os hormônios da tiróide e selênio, um antioxidante que está envolvido na proteção contra o câncer.

 

4. Os ovos tem baixas calorias

Um ovo fornece em média de 70 a 85 calorias e 6,5 gramas de proteína. Três ovos (210-255 calorias), portanto, fornecer 19,5 gramas de proteína. Em média, uma mulher precisa de 50 gramas de proteína por dia, o que significa que três ovos preencher quase metade das suas necessidades diárias.

 

5. O ovo: um aliado na luta contra o câncer de mama

Os resultados de um estudo realizado na Universidade de Harvard em 2003 indicam que o consumo de três ovos por dia durante a adolescência pode ajudar a prevenir o câncer de mama câncer na vida adulta. Em outro estudo de 2005, pesquisadores descobriram que o risco de desenvolver câncer de mama foi 44% menor nas mulheres que consumiam pelo menos seis ovos por semana, em comparação com aqueles que consumiam dois ou menos .

Em abril de 2008, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram que a colina (um ingrediente amarelo) poderia reduzir em 24% o risco de desenvolver câncer de mama. A gema do ovo contém 125,5 mg, ou cerca de um quarto da ingestão diária recomendada.

 

Fonte: Reader’s digest