Nutrição

5 Dicas para melhorar as suas compras no supermercado

Por Redação Doutíssima 25/07/2013

supermercado

Se você vai ao supermercado e quando chega lá, bate aquela dúvida sobre o que comprar, confira 5 dicas que vão ajudá-lo a escolher melhor o que colocar no carrinho.

 

1. Escolha alimentos frescos

Se mais da metade de suas compras é composta de alimentos processados, seus hábitos alimentares precisam tomar um rumo saudável. Prefira mais frutas e legumes, frutos do mar, sucos e produtos lácteos frescos.

 

2. Faça uma lista

supermercado lista

Organize sua lista de compras de acordo com as seguintes categorias: produtos lácteos, produtos frescos, carne e assim por diante.  Se você é uma mulher, é aconselhável pedir o seu marido ou filho para fazer compras de alimentos. Uma pesquisa americana mostrou que, ao contrário das mulheres, os homens são mais propensos a comprar apenas o que está na lista. Compras com uma lista também terá benefícios que vão além da velocidade e custo

Leia também: Como ter uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos

 

3. Fazer compras de estômago cheio

Você provavelmente já ouviu antes, mas vale a pena repetir. Passeando em um supermercado com o estômago vazio torna-o mais vulnerável a comprar os produtos que você realmente não precisa. Se você não pode ir às compras depois de comer, não deixe de morder uma maçã e beber um copo de água antes de ir ao supermercado.

 

4. Compre alimentos antes de estarem maduros

supermercado banana

É inútil comprar legumes e frutas frescas para sua família, se as bananas verdes e pêssegos estão todos maduros. Escolha frutos que estão ainda para amadurecer um dia ou dois. Eles vão ser firme ao toque. Bananas ainda estão verdes. Inspecione cuidadosamente as maçãs, verifique as datas de validade nos produtos embalados e esqueça as cebolas e as batatas que já começaram a brotar.

Confira: 7 Metas de alimentação alcançáveis

 

5. Siga as estações do ano

É muito tentador para comprar morangos, em dezembro, e de vez em quando, tudo bem. Mas as frutas e os vegetais são definitivamente melhor quando você compra-os na época, o que significa que eles vêm relativamente perto de casa. Assim, são muitas vezes mais barato e mais saborosos.

 

Fonte: Reader’s digest