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15 Maiores erros na hora de pedir um aumento

Por Redação Doutíssima 29/07/2013

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Se você está insatisfeito com seu salário, acha que ganha pouco, que merece um aumento, avalie bem o momento antes de falar com seu chefe, faça uma avaliação, verifique se o seu salário está abaixo da  média para o cargo ou função que ocupa. Avalie também os benefícios que você tem, como remuneração anual, plano de saúde e previdência.

Após essa avaliação você perceber que ganha mais do que a média no mercado para o cargo que ocupa, talvez você possa negociar uma promoção, e não um aumento.

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Mas se mesmo assim você ainda acredita que mercê um salário melhor, agende uma reunião com seu chefe e já fale sobre do que se trata, assim ele pode se preparar.

Antes de tomar essa atitude, veja os 15 erros que você não pode cometer ao pedir o aumento:

1- Escolher o momento errado

Não peça aumento caso a empresa esteja passando por problemas de redução de custos, espere um pouco até as coisas se estabilizarem, caso contrário terá grande chance do seu pedido ser negado.

2- Não ter argumentos realistas

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Não adianta pedir aumento só porque você acha que merece, mostre seu desempenho dentro da empresa. Coloque no papel tudo o que você contribuiu e o que ainda pode contribuir.

3- Falar de mais ou se atrapalhar

Mantenha a calma, elabore bem como vai abordar o assunto, e como vai apresentar suas ideias, seja claro, objetivo e simples. Não adianta tentar ficar com rodeios e acabar se atrapalhando, vai passar uma imagem de falta de confiança em si próprio.

4- Não blefe

Não invente que recebeu uma proposta de outra empresa só para conseguir o aumento, a honestidade deve ser primordial nessa conversa com seu chefe. Mentir poder fazer você perder toda credibilidade do seu trabalho realizado na empresa.

5- Não apele para o lado emocional

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Falar sobre dramas pessoais não vão ajudam em nada no seu pedido, a empresa paga mais para funcionários qualificados e não por terem problemas financeiros.

6- Não ter desempenho que justifique o aumento

Atingir suas metas é essencial mas você precisa se destacar dos demais, pois seu chefe pode questionar porque você merece aumento se você faz as mesas coisas que os outros. É importante estar ciente do seu desempenho, se realmente você contribuiu em melhorar algo a mais que sua meta na empresa.

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7- Não estar ciente da média do seu salário no mercado de acordo com sua função

Pesquise sobre seu cargo ou função, se seu salário está na média no mercado de trabalho antes de falar com seu chefe.

8- Comparar-se cm os outros colegas

É totalmente inadequado justificar seu pedido com dados de outra pessoa, o que você pode fazer é se comparar com os profissionais que estão em situação parecida no mercado, e muito bom senso antes de se comparar. O melhor é mostrar seus próprios resultados.

9- Usar problemas pessoais

Isso não vai ajudar em nada na sua vida profissional, falar em dificuldade financeira só vai mostrar desorganização e descontrole.

10- Não saber negociar

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Esteja preparado para ser questionado e até mesmo criticado, pois seu desempenho será avaliado, é importantíssimo manter o controle e não aumentar a voz ou se exaltar, isso deixará seu chefe nervoso e irritado e vai diminuir muito suas chances de conseguir.

11- Não seja apressado

Depois de apresentar todos os argumentos ao seu chefe marque outra conversa para discutirem mais sobre o assunto. Mas se seu chefe for claro desde a primeira conversa e não dará o aumento na insista e concentre-se em melhorar seu desempenho.

12- Ameaçar pedir demissão

Isso vai causar uma situação muito delicada e pode forçar sua saída da empresa.

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13- Abordar no tempo errado

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Observe o humor do seu chefe, isso é muito importante, se ele está passando por um momento complicado, muito atarefado, muitas reuniões, você terá grandes chances de receber uma resposta negativa.

14- Ser arrogante

A humildade é uma qualidade essencial em qualquer pessoa, não seja arrogante, não fale que você é melhor que seus colegas e por isso mercê o aumento. Mostre que sabe trabalhar em equipe e que isso ajuda no crescimento da empresa.

15- Não faça queixas

Não se queixe de situação alguma, nem queira apontar problemas. Argumentando que merece aumento porque a sua  função é a mais cobrada e a que a empresa menos valoriza.

Fontes: Mulher Uol e Mundo das tribos.