Clínica Geral

Como tratar o alcoolismo

Por Redação Doutíssima 29/07/2013

download (1)

Quando falamos em dependência  química falamos logo em drogas ilícitas, cocaína, maconha, crack, entre outras, mas o grande inimigo o alcoolismo está camuflado na sociedade,  que na verdade sequer é considerado uma droga que causa dependência física e psicológica por grande parte da sociedade.

A venda é livre e o álcool integra a cultura atual ligada ao lazer e à vida social, uma reunião em casa de amigos, o happy hour depois de um dia estressante, a balada no sábado à noite, uma paradinha no bar depois do trabalho não têm sentido sem a bebida alcoólica.

Nas primeiras doses de álcool pode ser relaxante, mas desaparece com o aumento do consumo. Muitos conseguem beber com moderação e são raros as pessoas reconhecerem que estão fazendo uso abusivo.

Leia também: Cuide sa sua saúde: 5 alimentos que fazem bem ao fígado.

Males do álcool

  • O consumo abusivo do álcool causa doenças no fígado;
  • Transforma o humor da pessoal, ela pode estar sorrindo e feliz como pode mudar e ficar violento;
  • A maioria dos acidentes de carro são causados por pessoas alcoolizadas.

download (5)

Do ponto de vista médica quando uma pessoa é considerada alcoólica?

Existe três padrões de consumo de álcool.

1- Os  que não têm problemas ao beber- Que bebem o equivalente a dois ou três copos de vinho, ou dois copos de chope, e para as mulheres um pouco menos pois são mais sensíveis ao danos provocados pela bebida.

2- Os que fazem uso abusivo do álcool- Pessoas que fazem uso nocivo do álcool, ocasionalmente ou regularmente abusam da bebida. Se essa pessoa vai a uma festa ela bebe, 5 copos de cerveja ou três de uísque, está consumindo mais do que o organismo mais do que seu organismo tolera em termos de intoxicação alcoólica.

3- E os que são dependentes dessa substância- São pessoas que prolongam o uso nocivo do álcool. Pessoas que bebem pela manhã para se sentirem mais calmas após uma ressaca e continuam bebendo durante todo o dia para aliviar os sintomas de abstinência que provocam:  tremores, suor, irritação tensão..

No Brasil, 13% da população masculina adulta têm problemas com álcool e dois terços desses 13% abusam de seu uso. Bebem três doses de uísque – ou uma dose substancial que vale por três , e dizem: não sou alcoólatra porque só bebo isso e mais nada.

Veja também: 4 Benefícios da Cerveja

Tratamento para o alcoolismo

images (3)

É necessário fazer uma avaliação química antes de começar o tratamento para avaliar qual o tipo de tratamento adequado para cada caso. Um alcoólico só é igual ao outro se olhado à distância e o sofrimento de cada um é sempre diferente. Nos casos das pessoas que são dependentes e tem depressão e ansiedade, deve ser feito tratamento para todos os casos, pois não adianta tratar só o alcoolismo sendo que a pessoa pode ter uma recaída devido a depressão.

Para as pessoas que não tem problemas psiquiátricos e são dependentes de álcool, existe várias opções de tratamento como:

1- AA- Alcoólicos anônimos – É grupo de autoajuda que existe em mais de 50 países e há mais de 80 anos, com grande experiência no atendimento de dependentes de álcool, eles oferecem um tratamento bom e barato com generosidade de voluntários que se predispõem a ajudar o próximo a vencer esse problema.

2- Terapias individual- O terapeuta e o alcoólatra devem identificar juntos quais são os fatores de riscos que o consumo do álcool causa. O bebedor deve mudar seu estilo de vida do qual a bebida não faça parte e buscar fontes de apoio que o ajudem a não beber.

3- Tratamento com o medicamento Dissulfiram, Naltrexone, que é um remédio que age sobre a ação do álcool no  cérebro e diminui a vontade de beber e diminui também os efeitos agradáveis do álcool. Ao ingerir esse medicamento, as pessoas sentem menos os efeitos agradáveis da bebida e perdem a vontade de continuar bebendo.

Confira: Benefícios do vinho tinto

É muito importante que o paciente aceite tomar o remédio para o sucesso do tratamento.

Existe outros medicamentos que ajuda no tratamento do alcoolismo, são os: Esses medicamentos: Acamprosato e Topiramato – Ajudam no processo de abstinência e na prevenção das recaídas.

Fonte: Dr. Drauzio Varella