Psicologia

O que é e como acontece a gravidez psicológica?

Por Redação Doutíssima 29/07/2013

gravidez psicologica

Algumas mulheres despertam um desejo tão grande de engravidar que, às vezes, inconscientemente provocam todos os sintomas da gravidez mesmo não estando grávida. Este fenômeno também é conhecido como “falsa gravidez” ou gravidez psicológica.

 

Sintomas da gravidez psicológica

– Amenorréia (ausência de menstruação);

– Náuseas, vômitos, enjoos;

– Dor mamária;

– Ganho de peso.

 

A Gravidez psicológica

A gravidez psicológica é um fenômeno psíquico que nem sequer existe na linguagem médica.

Tudo acontece no cérebro da mulher que deseja inconscientemente fortemente uma gravidez ou que está assustada com a idéia de estar grávida.

Mulheres mais afetadas por esta disfunção são mulheres que querem engravidar, e assim acabam sendo convencidas que elas estão realmente grávidas) ou mulheres mais velhas (que não podem aceitar o fato de não ser capaz de procriar).

Outras mulheres têm sim um medo fóbico de engravidar.

Leia também: Estou grávida? Sintomas precoces de gravidez

 

Como acontece a gravidez psicológica?

Estes dois impulsos (medo e inveja) têm a mesma ação no hipotálamo. Ordens são enviadas para os ovários que leva à cessação da menstruação.

A partir daí, através de um mecanismo de auto-sugestão inconsciente, o corpo da mulher vai iniciar todos os sinais de gravidez (tensão nos seios, náusea e inchaço abdominal).

Uma boa ideia nesses casos é um teste de gravidez, que pode ser feito para tirar a dúvida sobre a realidade ou não da gravidez.

Confira: O que são neuroses? Sintomas e tratamento

 

O apoio psicológico

Se, apesar de os sintomas da gravidez real, a mulher não vir a estar grávida, o aconselhamento psicológico pode ser considerado para ajudar a reconhecer esta realidade. Esse monitoramento é particularmente importante nos casos de falsa gravidez, pois são muitas vezes associados a outros problemas psicológicos.

Também podem acontecer casos de problemas de saúde reais, como disfunção dos ovários, causando inchaço do útero, dando à mulher a sensação de estar grávida. É sempre importante consultar o seu médico diante de qualquer suspeita.

 

Não deixe de conferir: Entenda a neurose de angústia e saiba como tratar