Guia dos Dentes

Quebrou seu dente da frente, e agora?

Por Redação Doutíssima 29/07/2013

quebra-2

É uma realidade cada vez mais presente a quebra de incisivos superiores, que são os dois dentes da frente, de cima. Não existe nada mais desesperador do que olhar um dente desses quebrado na boca. Quebrou seu dente da frente? Saiba o que fazer a partir de agora.

Normalmente as pessoas quebram esses dentes:

  • Em quedas que você bate com a boca no chão ou no muro ou mesmo em outros objetos duros
  • Acidentes graves como de carro ou moto
  • Lutas marciais quando você não está usando seu protetor bucal
  • Esportes de contato como basquete
  • Outros acidentes em pequenas porcentagens

Veja também: como escolher um bom dentista

quebra-1

Existem vários tipos de fratura dentária:

  1. 1.       Você pode quebrar apenas um pequeno pedaço do seu dente:

Nesse caso o dentista precisará fazer uma pequena restauração sem grandes problemas nem custos. É importante tirar uma radiografia para saber se a raiz está bem e se houve algum comprometimento da integridade do osso que sustenta o dente.

  1. 2.       Você pode quebrar um pedaço grande do seu dente sem que o nervo do dente seja exposto:

Já se torna um caso um pouco mais sério e já pode causar dores bem chatinhas, a necessidade de ir ao dentista é maior, pois se você demorar demais pode ter que fazer canal. Se for rapidamente ao dentista ele consegue radiografar, verificar o que foi comprometido e restaurar seu dente rapidamente e sem dores nem custos.

  1. 3.       A pior opção é se o dente quebrar em um grande pedaço e com isso causar uma exposição da polpa (nervo):

Ai sim você conseguiu um problema um pouco mais chatinho.  Nesse caso a dor é praticamente certa e você precisa ir urgente a um dentista, de preferência especialista em canal (endodontista). O dentista vai marcar as sessões do canal e enquanto não pode preparar a coroa do dente, ele vai fazer um provisório para você fica com sua aparência restaurada.

quebra-4

Evite acidentes, tenha sempre o celular de um dentista que possa lhe atender em casos de urgência. A pior coisa é procurar ajuda já com o dente quebrado.

Saiba mais sobre: protetores bucais