Guia dos Dentes

Saiba mais sobre o Protesista

Por Redação Doutíssima 29/07/2013

 

p-5

Muitos pacientes e também leitores confundem o protesista com o protético. Alguns nem mesmo sabem o que o protesista faz. Vamos conhecer melhor o que essa especialidade da odontologia tem a lhe oferecer.

O protesista é o dentista que é especialista em atendimento no que diz respeito à confecção (no sentido amplo da palavra) de todos os tipos de próteses. É uma especialidade muito importante na odontologia atual e que trabalha juntamente com outras especialidades como o implantodontista.

O protético é um profissional que fez um curso e aprendeu a fazer as estruturas das próteses mas que só pode fazer com a orientação de um dentista. Ele não pode trabalhar diretamente com o paciente. Ele apenas produz o que o dentista planeja e executa.

São diversos ou tipos e preços de próteses. Hoje em dia é preciso deixar claro que a maioria delas, o dentista sem especialidade que é o cirurgião dentista, pode realizar. Existem diversos dentistas não especialistas que trabalham muito bem com próteses, principalmente as mais simples.

Saiba mais sobre: o que fazer quando quebramos o dente da frente?

Quais os principais tipos de próteses?

  • PPR ou prótese parcial removível

Prótese que pode ser em acrílico ou metal. Você pode colocar e retirar a hora que quiser.  Tem que ser bem feita para não provocar efeitos colaterais.

p-3

  • PT ou prótese total

Infelizmente o paciente já perdeu todos os seus dentes e o dentista precisar fazer uma prótese inteira, com todos os dentes. Assim como a PPR pode ser tirada e colocada pelo paciente.

p-4

  • PF ou prótese fixa

Existem ausências dentárias de poucos dentes ou de somente um. Nesse caso o dentista pode colocar uma prótese que fica fixada nos dentes vizinhos, como uma ponte.

p-6

  • Próteses dos mais variados tipos sobre implante

A coroa ou prótese é colocada sobre um implante dentário instalado anteriormente.

p-2

  • Coroas, facetas, jaquetas, dentre outras em porcelana

É a grande febre do momento, com resultados estéticos muito bons e índices de desgaste dentário quase que chegando a zero.

p-1

  • Prótese total sobre implante

A irmã rica da PT, parafusada sobre implantes e para isso necessita de mais investimento e tempo no tratamento mas os resultados justificam cada gota de suor.

  • Dentre outras.

Veja também: língua presa, será que você tem?

Você pode fazer uma consulta direto com o protesista ou seu dentista clínico pode lhe encaminhar. O que você está esperando? Vá logo colocar o dente que está faltando para deixar eu sorriso perfeito.