Especialidades

Sexo na terceira idade: 15 dicas para manter-se ativo sexualmente

Por Redação Doutíssima 29/07/2013

sexo3idade

É comum ouvirmos que com o tempo o que resta da relação é o companheirismo. Sim, mas por que não manter viva a “chama” na relação? Confira 15 dicas para se manter ativo sexualmente na terceira idade!

Leia mais: Mexa-se na terceira idade

Sexo na terceira idade? Sim! A questão pode gerar estranheza em muita gente. Muitas pessoas têm o hábito de pensar na melhor idade como um momento de fragilidade e tranquilidade. Também, mas o sexo faz parte da vida do ser humano e, claro, pode estar presente no cotidiano do casal da terceira idade. É claro que o momento da vida é diferente e o corpo se comporta de forma diferente. Mas nada disso é motivo para excluir a sexualidade da vida do casal. Confira agora 15 dicas para se manter ativo sexualmente na terceira idade!

Leia mais: Como envelhecer com beleza e saúde

Love11

  1. Seja compreensível com você mesmo e com seu (sua) parceiro (a). Tente, ao máximo, aproveitar o momento sem se prender a exigências e cobranças, elas não ajudam a manter uma vida sexual ativa e saudável.
  2. Inove e experimente! Não há nada de errado em conhecer novas sensações e prazeres, portanto não tenha medo do novo.
  3. Procure se concentrar no momento presente. Não adianta nada ficar comparando o que acontecia há anos atrás e a situação atual. As coisas são diferentes, mas isso não quer dizer que não serão boas.
  4. Esteja aberto (a) a tentar quantas vezes for preciso.  As coisas podem não sair exatamente da forma que vocês esperam. Por isso, é importante deixar a frustração de lado e tentar outra vez.
  5. Procure perceber o (a) seu (sua) parceiro (a):  o que gosta e o que não gosta, se está gostando do momento ou não.
  6. Esteja bem alimentado e, principalmente, hidratado (a).
  7. Pratique uma atividade física regularmente. Isto dará disposição ao corpo.
  8. Se necessário, faça uso de lubrificantes. Eles facilitam a penetração e a tornam mais prazerosa.
  9. Conversar é muito importante, pois assim o casal poderá se entender e melhorar a sua vida sexual.
  10. Cuidado com o uso de medicamentos. Muitos prometem coisas maravilhosas, mas lembre-se que medicamentos devem ser tomados apenas sobre supervisão médica.
  11. Faça exames para saber como anda a sua saúde. Muitas vezes o desempenho sexual pode estar relacionado à algum problema de saúde.
  12. Mesmo na terceira idade e com parceiro fixo, não deixe de usar preservativo. A camisinha é recomendada para relações sexuais em qualquer idade.
  13. Não abra mão do beijo e do carinho. Eles são importantíssimos no momento do sexo.
  14. Recupere ou aprimore o romantismo. Decorar o espaço, meia luz, lençóis confortáveis e limpos e massagem. Tudo isto cria um clima de romantismo e cumplicidade que faz inesquecíveis os momentos a sós.
  15. Não se prenda aos estigmas da sociedade, o sexo não é proibido e não é uma piada para a terceira idade.

Leia mais: Envelheça bem: centenários são mais felizes

 Sexo não é proibido na terceira idade. É importante não ter vergonha ou pudores impostos pela sociedade. Tenha uma vida sexual ativa na terceira idade também!

 

Fontes: Viver na boa, Dicas de mulher