Guia dos Dentes

2 Perguntas e respostas sobre tratamento odontológico

Por Redação Doutíssima 29/07/2013

 

sorriso

Olá, o número de emails com perguntas é bem grande para que possamos responder a todos, mas estamos pegando os que se repetem tanto em nosso site como em geral na internet, pois buscamos responder ao máximo de leitores possível. Então vamos começar com o nosso perguntas e respostas:

1 – Fiz clareamento a laser à pouco tempo e estou com muita sensibilidade nos dentes, estou preocupada. Será que o dentista fez forte demais ou eu fiz algo de errado?

Resposta do doutor: olá, essa é uma ótima pergunta, pois tenho visto em vários sites algumas perguntas bem parecidas e tem chegado para mim muitos casos como esse. Você tem que entender que o clareamento dental a laser trabalha, entre outros fatores, com ácidos que deixam os dentes mais porosos. Se o dente fica mais poroso, é claro que vai ter uma maior possibilidade de ficar sensível.

Em alguns casos essa sensibilidade pode ser mais forte e quando isso acontece aconselho que volte ao seu dentista que vai ter diversas formas de lhe dar mais conforto. Se puder lhe dar uma dica: Não abuse dos clareamentos, eles podem trazer problemas sérios.

Clareamento-Dental-1

Saiba mais sobre: clareamento dental

2 – Estou com um problema sério doutor. Minha gengiva está muito avermelhada e quando escovo os dentes sangra muito, meu marido disse que estou  com um cheiro estranho saindo da boca. Por favor, me ajude que não tenho dinheiro para ir ao dentista e meu marido já não me beija mais como antes.

Resposta do doutor: olá, agora você me deu uma missão quase impossível. É praticamente certo que você está com algum grau de inflamação gengival, teria que verificar se ainda uma gengivite ou se já evoluiu para uma periodontite. Infelizmente, só uma consulta com um dentista pode resolver seu problema definitivamente, mas posso lhe ajudar a controlar os sinais e sintomas clínicos enquanto você ganha tempo para procurar um dentista ou juntar um dinheirinho.

Use fio dental diariamente, mesmo que sangre. Compre uma escova extra macia e escove sempre após se alimentar, nunca durma sem escovar os dentes. Procure em uma farmácia algum enxaguatório bucal que tenha efeito sobre a gengiva e use 3X ao dia, sendo a última antes de dormir. Evite alimentos ou bebidas quentes, dê preferência ao frio. Quanto ao seu marido, fique calma: pode ser a crise dos 7 anos ou a dos 15 anos ou uma das crises que todo casal tem.

gingivitis

Veja também: gengivite

É isso ai pessoal, essas duas perguntinhas mereciam uma exclusividade, devido terem sido dúvidas de muitos. O “perguntas e respostas” vai se tornar semanal e acontecer todas as segundas. Fique conosco e tenha um sorriso saudável.