Estética

As vantagens dos cosméticos orgânicos

Por Redação Doutíssima 30/07/2013

cosmeticos organicos

Os cosméticos orgânicos estão na moda. Mas por quê? Quais são as suas vantagens em relação aos cosméticos tradicionais? Veja aqui cinco boas razões para adotá-los.

 

Não contêm ingredientes que possam causar riscos à sua saúde

Recentemente, temos a impressão de que a cada semana descobrimos que um ingrediente contido nos nossas cosméticos oferece risco para a nossa saúde.

Primeiro vieram os parabenos e o alumínio, silicones, PEG ou sais de sulfato. Embora as preocupações nem sempre são comprovadas, mantém a psicose e faz com que olhemos nosso hidratante de costume com um olhar duvidoso. Os cosméticos orgânicos são formulados sem substância tóxica.

Veja também: 8 Utilidades do alho que você nem imaginava

 

Fórmulas mais naturais

cosmeticos ingred

Suas fórmulas não contêm nenhum ingrediente ativo derivado de produtos petroquímicos . No entanto, isso não significa necessariamente que eles são 100% orgânico e natural. Para ser certificado como orgânico, uma fórmula de cosméticos deve conter pelo menos 95% de ingredientes de origem vegetal (que ainda deixa espaço para 5% de ativos não-naturais) e apenas 10% de ingredientes orgânicos .

 

Cosméticos não testado em animais

Cosméticos certificados pela Ecocert e rotulados Cosmebio foram formulados e produzidos sem testes em animais. Ecocert proíbe os ensaios em animais que seja para os ingredientes ou produtos acabados. Alguns ativos de origem animal também são proibidos. Na verdade, apenas ingredientes autorizados cuja produção não tem impacto sobre a saúde do próprio animal, tais como produtos apícolas (cera, mel) ou produtos lácteos.

 

Cosméticos mais ecológicos

Orgânico não significa necessariamente verde, mas o cosmético orgânico está ainda de alguma forma à frente da cosmético tradicional. E ele usa principalmente plantas e ingredientes biodegradáveis. E ativos utilizados na agricultura orgânica, necessariamente, foram produzidos de uma maneira mais limpa. Além disso, para serem certificados pela Ecocert produtos orgânicos devem ter embalagem ecológica: não-poluentes e recicláveis ​​sempre (às vezes eles são a partir de materiais reciclados).

Confira: Os benefícios do chocolate na área cosmética

 

Maior concentração de ativos

Cosméticos orgânicos, muitas vezes contêm mais ativo do que cosméticos tradicionais. Além disso, uma vez que estes bens devem atender aos requisitos dos organismos de certificação, a rastreabilidade também é melhor.

 

Que tal então além de ficar mais bonita, também contribuir para a conservação do nosso planeta?