Nutrição

Dieta da proteína : Qual a quantidade certa de proteína na sua dieta?

Por Redação Doutíssima 30/07/2013

proteina topo

Dieta da proteína: Suponha que você queira perder peso. Isso significa que você provavelmente deve seguir algumas orientações simples, como comer menos açúcar. Mas comer mais proteínas também pode ajudá-lo nesse sentido.

 

 

Então, qual é nível ideal de proteínas?

Se você passar pela ciência, cerca de 30 por cento das suas calorias devem vir de proteínas. Nesse nível, você não terá que se preocupar com deficiências, e você sabe que você está recebendo o suficiente de nutrientes para perder gordura e ao mesmo tempo, melhorar a sua saúde cardíaca. Tenha um pouco de proteína em cada uma de suas refeições e lanches, e você vai acertar o alvo com facilidade.

Leia também: 8 Benefícios da castanha do Pará

 

Proteína e energia

proteina sfs

Quando você come uma refeição, o organismo decompõe os carboidratos em açúcares individuais e despeja-os em sua corrente sanguínea. Não importa se os carboidratos vêm de brócolis ou biscoitos. Seu corpo precisa de energia, e esta é a forma como ela é produzida. O resultado é um aumento em seus níveis de açúcar no sangue.

Quando você come uma grande refeição, o seu açúcar no sangue aumenta muito. Isso faz com que seu corpo surte. Seu pâncreas responde pela liberação do hormônio insulina. O trabalho de insulina, neste caso, é muito simples: obter o excesso de açúcar de seu sangue

Se o seu corpo reage exageradamente, o pâncreas vai liberar muita insulina. E se a insulina puxar muito açúcar de seu sangue,  agora você tem um novo problema: a hipoglicemia (hipo = baixo, glicemia = açúcar). Você vai começar a sentir-se cansado, ou fome, ou talvez ambos. Você se cansa, porque a fonte de energia mais imediata do seu corpo, o açúcar no sangue, é repentinamente esgotado. Você quer comer porque a baixa de açúcar no sangue é um dos sinais de fome mais poderosos do seu corpo. Seu corpo vai querer alimentos ricos em carboidratos para elevar o seu açúcar no sangue novamente, mesmo que você tenha acabado de comer.

 

E onde entra a proteína?

proteina barra

Veja como a proteína desempenha na equação. Proteína pode ajudar a substituir os carboidratos. Os aminoácidos que formam os blocos de construção das proteínas provocam uma resposta de insulina muito mais baixo do que o provocado por uma refeição rica em hidratos de carbono. Assim, consumir mais proteína terá um efeito menos dramático sobre o açúcar no sangue.

Proteína também provoca a liberação de um hormônio chamado glucagon. O glucagon é o yin para yang da insulina. Embora a insulina leve o açúcar do sangue e empurra-lo em células musculares e adiposas, glucagon recebe as células de gordura para liberar a gordura armazenada em sua corrente sanguínea, onde se fornece combustível para os músculos, o cérebro, e tudo o resto que usa energia. O que significa que de todos os tipos de alimentos que você pode comer, a proteína é o mais eficiente para o seu corpo: Ele controla a insulina e ajuda a queimar a gordura.

Confira: 5 Boas razões para comer ovos 

 

A dieta da proteína durante todo o dia

– Para o café da manhã: ovos, claras de ovos, queijos magros, iogurte grego, batidos com proteína em pó.

– Para o almoço ou jantar: salmão, peito de frango, peru extra-magro, carne moída extra-magra, peru ou salsicha de frango, carne magra, atum, bacalhau, tilápia, camarão, tofu.

– Para o lanche: nozes e sementes, grãos torrados , barras de proteína (escolher barras com pelo menos 10 gramas de proteína e não mais do que 30 gramas de carboidratos), shakes de proteína.

Links uteis

Dieta da proteína: Entenda como funciona a dieta da proteína