Clínica Geral

Sobrecarga de informação: O mal do século XXI

Por Redação Doutíssima 30/07/2013

sobrecarga

Você se sente oprimido pelas mensagens que inundam sua caixa de entrada? Talvez você sofra de “sobrecarga de informação”, uma forma de dependência que pode ser evitada

 

Qual é o seu grau de dependência?

Você é viciado em e-mails? Como você, 64% das pessoas que verifique seu e-mail a cada hora. Esse ziguezague constante interrompe as tarefas no trabalho, sabendo que leva uma média de 64 segundos para continuar com seus pensamentos. Esse excesso de informação cria uma verdadeira dor na hora de trabalhar. O fracasso em classificar ou priorizar o fluxo de e-mails, resultam em um sentimento de impotência e estresse crônico pode ir ao burnout (exaustão geral) nos casos mais graves. É por isso que falamos de “sobrecarga de informação”.

 

Sobrecarga de informação: uma fonte de tensão

Informações por toda parte como se estivessem nos perseguindo; é difícil de escapar a esta constante sensação de urgência. Um e-mail acaba de cair em sua caixa? Rapidamente devemos responder caso contrário, receberemos um telefonema iminente da pessoa que lhe enviou. Todo mundo é ao mesmo tempo vítima e ator dessa sobrecarga de informações.

Confira: 6 Dicas das famosas para ter equilíbrio emocional

 

Como evitar o estresse pela sobrecarga de informação?

– Personalizando sua caixa de entrada para filtrar as mensagens recebidas em importantes e mensagens que não precisam de resposta

– Ao escrever um e-mail, coloque uma frase clara e objetiva no campo “assunto”. Isso ajuda a pessoa a identificar o grau de urgência do e-mail e qual a sua finalidade.

– Desativar a função de “confirmação de recebimento”, a menos que o e-mail é enviado para um cliente especial ou que necessite de resposta.

– Evite telefonar caso já tenha mandado um email.

Leia também: Confira as novidades no tratamento para depressão 

 

Desconecte-se

– Prefira sempre face-a-face (sobretudo internamente), de um tempo de resposta de 24 horas e um endereço de e-mail de uma só vez.

Todas essas regras podem ajudá-lo a filtrar automaticamente seu e-mail e, portanto, dar prioridade a suas tarefas de trabalho,Um e-mail é para informar, não para negociar ou resolver um conflito. O resto do tempo, uma vez fora de seu escritório, considere desligar-se da internet a noite, nos fins de semana e durante as férias!

Você pode se interessar: Entenda a neurose de angústia e saiba como tratar