Guia dos Dentes

Conheça os malefícios da onicofagia (roer unhas) para os seus dentes

Por Redação Doutíssima 30/07/2013

unha-2

 

A onicofagia nada mais é do que o “ péssimo” hábito de roer unhas ou em alguns casos, roer peles e até mesmo pedaços dos dedos e ainda digo mais, pode ocorrer com as unhas, peles e dedos dos pés.

 

unha-7

 

A onicofagia está normalmente associada a aspectos psicológicos, como uma válvula de escape para o estresse. Ela se instala em pacientes das mais diversas idades.

uunha-7

Não vou entrar muito no que diz respeito a aspectos gerais da onicofagia devido não ser meu papel. Vou falar mais especificamente de problemas que a onicofagia pode causar na cavidade bucal ou através dela.

 

unha-1

 

Saiba mais sobre: acabe com seu medo de dentista

O que esse hábito pode causar de problemas?

  • Transportar as bactérias presentes na unha para a cavidade bucal que serve de entrada para todo o resto no organismo.  Você está abrindo as portas de sua casa para os inimigos.
  • Ao roer você utiliza dentes que não foram feitos para isso, a não ser que você seja uma prima próxima de um castor. Com isso, seu dente vai ser sobrecarregado causando rachaduras, trincas, sensibilidade.
  • Pedaços de unha, pele ou mesmo o próprio dente podem bater na gengiva e causar irritações ou ferimentos que podem juntar-se as bactérias e iniciar uma gengivite.
  • Com os desgastes dentários a nível de esmalte, aumentam as chances de você vir a ter cárie nesse região devido o dente estar mais fragilizado e criar superfícies menos lisas e propícias ao acúmulo de substâncias patológicas.
  • Existem muitos outros problemas causados pelo hábito da onicofagia que comprometem várias partes do seu corpo.

 

unha-4

 

Como posso tratar a onicofagia?

  • O tratamento é multifatorial, assim como a doença.
  • Pode ser tratada com simples controle do próprio roedor de unha e ajuda da família apoiando. Fazer esportes, dormir melhor, trabalhar a ansiedade, namorar com mais frequência, dentre outras opções.
  • Em alguns casos a vitamina B, devidamente dosada por um médico pode resolver.
  • Há casos que são tratados com medicamentos anti-depressivos ou medicamentos utilizados para esquizofrenia, com dosagens específicas para a onicofagia e devidamente receitados e controlados por médicos.
  • As terapias ou psicoterapias também podem ajudar bastante.

 

unha-6

Veja também: tratamento dentário com óxido nitroso

 

É compreensível a dificuldade de largar qualquer vício, por mais simples que ele seja. E com a onicofagia não é diferente, vá ao seu dentista e veja se já está lhe causando problemas bucais e como resolvê-los.