Especialidades

Veja 8 razões para dormir 8 horas por noite

Por Redação Doutíssima 31/07/2013

Você é daquelas pessoas que só lembram do quão importante é dormir apenas quando acordam cansadas para trabalhar? Se você passa o dia com o olho insistindo em fechar, então é hora de começar a entender os benefícios do sono e as oito razões que fazem dele item essencial para a sua saúde física e mental.

 

Benefícios de dormir bem para o corpo

Uma boa noite de sono funciona como um remédio. Pode ajudar no tratamento de diversos problemas de maneira simples.

dormir

Uma boa noite de sono é importante para o funcionamento correto do organismo. Foto: iStock, Getty Images

1. Emagrece

Enquanto você descansa, seu corpo trabalha a seu favor. É durante o sono que é produzida a leptina, um hormônio que determina a saciedade. Para compensar, a grelina, substância responsável pela fome, diminui. Você dorme, e o organismo também produz o GH, hormônio do crescimento que age contra o acúmulo de gordura e acelera o metabolismo.

 

2. Rejuvenesce

O sono da beleza existe. Isso porque, quando você dorme, os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento, são combatidos mais facilmente. A explicação é que, quando estamos no escuro, o hormônio que induz o sono, a melatonina, é produzido e esse também age como um antioxidante.

3. Faz bem para o coração

É dos Estados Unidos que vem um ótimo motivo para você dormir mais. Pesquisadores da Warwick Medical School provaram que uma péssima noite de sono pode ser a causa de doenças relacionadas ao coração, acidente vascular cerebral e ataques cardíacos.

Por 25 anos, os pesquisadores acompanharam cerca de 470 mil pessoas de oito países e concluíram que quando se dorme pouco, desequilibra toda a produção de hormônio que ocorre durante o sono. Isso aumenta as chances de desenvolver doenças crônicas.

4. Faz bem para os olhos

Se você costuma dormir oito horas por noite, seus olhos lhe agradecerão para o resto da vida. É à noite que a rodopsina, pigmento sensível à luz sobre o qual as vistas repousam, regenera-se. Isso faz com que os olhos se recuperem do esforço que fizeram durante o dia.

Benefícios de dormir bem para a mente

A mente também se beneficia quando você decide ir dormir mais cedo e respeitar as oito horas de sono.

5. Ativa a concentração

É no sono que ocorre a reconstrução do Sistema Nervoso Central (SNC). O resultado é um desempenho cerebral bem mais aprimorado.

6. Aumenta a memória

Uma pesquisa publicada na revista Science, realizada pelos estudiosos da Langone Medical Center, em Nova York, apontam que uma boa noite de sono, logo após estudar, ajuda a guardar o que aprendeu.

7. Prolonga a vida

A sociedade da universidade de Warwick e o centro de pesquisa do sonho de Loughborough, da Inglaterra, realizaram uma pesquisa na qual concluíram que dormir menos que seis horas por dia aumenta em 12% o risco de morte. Além disso, quem dorme de seis a oito horas pode viver até 25 anos a mais do que os que ignoram essa regra.

8. Mantém a mente sã

A Universidade Binghamton, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa na qual aponta que pessoas que dormem depois da uma da manhã e menos de seis horas e meia por noite têm uma chance maior de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e obsessivo compulsivo.