Guia dos Dentes

Aparelho autoligado: Conheça as vantagens deste aparelho ortodôntico

Por Redação Doutíssima 31/07/2013

auto-2

 O que é aparelho autoligado?

Para a alegria de muitos ortodontistas (dentista especialista em ortodontia: a arte de colocar aparelho, alinhar dentes e proporcionalizar bases ósseas) o aparelho autoligado está cada dia mais acessível financeiramente, com marcas nacionais investindo forte e as importadas tendo que acompanhar os preços para manter a concorrência.

 

auto-3

 Conheça as vantagens do aparelho ortodôntico autoligado

Saiba mais sobre: Onicofagia

É uma certeza que existem muitos pacientes que amam ficar trocando as liguinhas coloridas e alguns são obrigados a ir nas manutenções mensais somente devido a liga estar muito suja ou descolorindo ou soltou alguma parte do aparelho.

auto-4

 

Sinto uma imensa necessidade de um maior comprometimento dos pacientes com o tratamento ortodôntico:

  • Com o fato de estar melhorando a posição dos dentes ou do osso.
  • Quanto  antes acabar o tratamento, melhor e menos efeitos colaterais. Para isso é extremamente necessária a cooperação dos pacientes

Para que isso aconteça, essa nova ferramenta tem melhorias que diminuem a necessidade do dentista da cooperação do paciente e acelera o tratamento.

 

auto-5

 

O aparelho autoligado nada mais é do que um aparelho como o padrão só que cada peça, em vez de levar uma liga para prender o arco na peça, vai ter sua própria “tampa”, já fixada na peça(braquete). Essa tampa é do mesmo material da peça e com isso provoca uma série de vantagens:

  • Por serem duas estruturas de metal- o arco do aparelho e a tampa do braquete- o atrito é bem menor do que com a liga e com isso o dente anda mais rápido e com menos trauma.
  • Para os que buscam estética, fica mais elegante e não tem o problema de manchar as ligas.
  • Já possui os aparelhos também em porcelana e com isso ficam mais estéticos ainda.

 

auto-1

 

Veja também: Conheça os aparelhos ortodônticos mais usados

Essa é mais uma ferramenta para os que querem um tratamento mais rápido e menos traumático além de a estética ficar mais agradável também. O custo era um problema mas já podemos encontrar preços bem convidativos. Não esqueça, por melhor que seja seu ortodontista, se você não se empenhar o tratamento é muito mais difícil e dolorido.