Cabelos

Veja dicas para realçar cabelos escuros

Por Redação Doutíssima 31/07/2013

Você tem cabelos escuros ou tinge os fios com tonalidades escuras? Se a resposta for positiva, saiba que fios nessa tonalidade precisam de tratamento capilar. Caso você não tenha os cuidados necessários, é possível que eles fiquem opacos e sem vida.

 

Além disso, os cabelos escuros podem ficar avermelhados quando expostos ao sol. Por isso, para realçar e dar mais vida aos cabelos castanhos ou pretos, basta ter uma rotina de cuidado dos fios.

cabelos escuros

Produtos específicos para fios escuros podem ajudar a manter o brilho capilar. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados com os cabelos escuros

De todas as cores de cabelo, os tons de cabelos escuros são os mais ricos em pigmentação. Por isso, podem sofrer com o desbotamento da cor, principalmente em razão da ação de agentes externos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Natura em 2013, nove entre cada dez mulheres declaram que sofrem com algum tipo de problema capilar. Entre as reclamações, estão ressecamento, quebra, volume, frizz e fios danificados.

Por isso, manter uma rotina de cuidados é importante para que o seu cabelo esteja sempre com um aspecto saudável.

Dicas para cuidar de cabelos escuros

Veja algumas dicas que podem ajudar a cuidar dos seus cabelos escuros:

1. Escolha os produtos certos

A primeira coisa que você deve saber para cuidar dos seus cabelos com tons mais escuros é que são necessários produtos específicos para a sua cor de cabelo.

Se ele é naturalmente escuro, vai precisar de shampoos, condicionadores e máscaras especiais para cabelos escuros. Porém, se ele for escuro devido à tintura, é melhor usar produtos para cabelos quimicamente tratados.

2. Evite o sol

O sol é capaz de provocar o desbotamento dos fios dos seus cabelos. Enquanto os pigmentos naturais são capazes de converter os raios UV em calor, podem modificar a cor natural. Por isso, eles devem ser protegidos dos raios do sol, especialmente se forem tingidos, já que os pigmentos artificiais desbotam mais rápido do que os naturais.

3. Faça massagens com óleos

Quando o seu cabelo é escuro e, mesmo sem tintura, ele aparenta estar seco e sem vida, talvez ele precise de nutrição. Massageie o couro cabeludo e os cabelos com um óleo morno, pelo menos duas vezes por semana, para realçar a cor do cabelo e deixá-lo com muito mais brilho.

4. Folhas de curry para evitar o desbotamento

As folhas de curry são as ótimas para escurecer o cabelo. Adicione algumas folhas em uma garrafa de óleo quente, como o azeite de oliva. Mantenha a mistura por uma semana em um lugar fresco e escuro. Em seguida, use esse óleo para massagear seu cabelo, para que ele fique escuro naturalmente.

5. Chá preto para realçar a cor

O chá preto dá ao cabelo um tom mais escuro do que sua cor natural. Basta usar duas xícaras de chá morno e lavar os fios. Retire o excesso de água do chá e deixe agir por três horas. Em seguida, lave o cabelo suavemente com água pura.

6. Café para manter a cor e o brilho

Prepare um copo grande de café bem forte. Depois de frio, aplique nos cabelos secos e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, lave os cabelos com shampoo. Repita essa receita uma vez por semana.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!