Nutrição

Conheça os alimentos prejudiciais aos dentes

Por Redação Doutíssima 31/07/2013

mal-6

São bem fáceis de identificar, mas difíceis de evitar. Os alimentos prejudiciais aos dentes e boca estão diariamente na alimentação de praticamente todos os brasileiros. Vou reforçar os alimentos que devemos evitar e o motivo.

Quais os alimentos que prejudicam os dentes?

mal-3

  • Todos os que possuem muito açúcar como:
  1. Doces em geral, principalmente os mais pegajosos. Os chocolates são os grandes vilões, não caia nas propagandas, fique de olhos, elas podem ser patrocinadas pelas empresas de chocolate que só querem vender. O chocolate a partir de 70% cacau tem alguns benefícios para a saúde. Alguns estudos têm demonstrado que o mesmo não é tão ruim quanto outros chocolates açucarados.

 

mal-2

 

  • Biscoitos, principalmente os com recheios fortes.
  • Bolos e tortas.

mal-8

 

  • Batatas fritas, pizzas com ketchup, salgadinhos: cuidado com os alimentos ricos em amido que podem se prender por grandes períodos de tempo nos dentes e aumentar os danos.

mal-4

  • Bananas, uvas passas e outras frutas secas que são extremamente doces e pegajosas: como ficam muito tempo grudados na boca e liberando grandes quantidades de açúcar, é um prato cheio para as bactérias, entre elas, as causadoras da cárie e de inflamações bucais.

 

Saiba mais sobre: odontologia para PNE

 

Quais as bebidas que prejudicam os dentes?

  • Álcool que diminui a produção de saliva, deixando a boca seca. Para piorar, por ter características ácidas, causa desgaste superficial do esmalte.
  • O refrigerante é o grande vilão da erosão dentária causando, dentre muitos problemas, a sensibilidade dentária. Cheio de açucares e alguns com ácidos que corroem os dentes.

mal-5

 

Sei que provavelmente não vou conseguir mudar sua dieta alimentar diária, mas preciso dizer que não só seus dentes agradeceriam como você verá resultados em todo seu organismo se conseguir diminuir a quantidade de açucares que ingere.

 

Veja também: aparelho ortodôntico auto ligado

 

Sem dizer que as “gordurinhas” que estão a mais na balança vão sumir e o “pneuzinho” que não quer sair de jeito nenhum tem sérias chances de desaparecer.