Nutrição

4 Formas de cortar o açúcar, sem crises!

Por Redação Doutíssima 01/08/2013

açucar

Decidir fazer uma dieta é fácil, manter-se na dieta é um desafio. Quando se é apaixonado por doces então, a crise pode ser grande. Uma das maiores dificuldades de todos que procuram ter uma alimentação mais saudável é conseguir desenvolver opções de pratos sem perder no sabor. Buscando saídas gastronômicas para balancear o açúcar, o chefe Sam Talbot desenvolveu 4 formas de substituição do açúcar para adaptar os pratos sem comprometer o paladar. Diagnosticado com Diabetes tipo 1, Talbot elaborou tais medidas que são úteis não apenas para os pacientes de diabetes, que precisam se adaptar a certas limitações de açúcar, mas também perfeitas para quem quer perder uns quilinhos.

Vamos a elas:

 

1- Use adoçantes naturais: Esqueça o açúcar refinado, busque alternativas como adoçantes naturais. Nos Estados Unidos, uma boa marca é o Truvia, um adoçante sem calorias feito a partir de folhas de uma planta chamada stevia. No brasil temos o seu semelhante que leva o próprio nome da planta, Stevia, e mesmo adoçantes de outras marcas que são feitos a base dessas folhas naturais, impressas para fácil identificação no rótulo.

2- Lance mão de temperos: Quando quiser fazer um prato tradicionalmente doce como tortas e doces de frutas, você pode diminuir o fator de açúcar adicionando no lugar condimentos como noz-moscada, canela, cravo ou pimenta da Jamaica. Não só será melhor para sua saúde, mas a combinação das especiarias enriquece o sabor do prato.

3- Experimente os purês de frutas: Purês de frutas são bons substitutos para sobremesas, marinadas, molhos. O açúcar natural da fruta pode adicionar um toque doce a qualquer prato sem mexer muito com a textura. Diversas frutas como morangos, pêras, pêssegos são ricos em fibras, o que diminui a taxa de absorção de açúcar na corrente sanguínea.

4- Adicione favos de mel:  Um substituto menos conhecido, os favos de mel acrescentam doçura sem aumentar os níveis de açúcar no sangue. É uma ótima opção como cobertura ou adoçante para sua receita.

 

Fonte: Menshealth