Guia dos Dentes

Escova de dente: aprenda a escolher a sua

Por Redação Doutíssima 01/08/2013

Da próxima vez que você for adquirir uma escova de dente, não deixe que o preço seja o fator principal da escolha do produto. Se as crianças estiverem junto, explique para elas que não é a cor ou a reprodução do personagem favorito delas que garantem a qualidade.

O que analisar na hora de escolher

O primeiro aspecto a ser considerado é o tamanho da cabeça da escova. Opte por aquelas pequenas e com a ponta mais fina. Depois, encontre sem receio um exemplar do tipo macio.

Não é porque as cerdas são macias que seus dentes ficarão sujos. Este conceito é uma crendice popular. Mesmo esse modelo é produzido para retirar a placa bacteriana dentária e alguns resíduos alimentares. Também não há necessidade de usar força ou pressão para a higienização bucal.

O terceiro ponto a ser observado é a medida das cerdas. As pequenas e médias são as mais indicadas, porque não causam machucados nas gengivas. Pessoas que possuem sensibilidade dentária também devem recorrer às macias e com cerdas pequenas, no máximo médias.

A recomendação dos dentistas é que a escova seja trocada quando os fios começam a ficar muito bagunçados ou abertos. A partir daí, elas já não estão aptas a retirar a placa bacteriana dos dentes.

escova-doutissima-iStock getty images

Prefira escovas com cerdas macias. Foto: iStock, Getty Images

Vale lembrar que o mau hálito pode ser resultado de uma escova com prazo vencido, que não está dando conta da sua tarefa. Parece familiar? É hora de ir atrás de uma nova.

Também evite deixar as escovas em cima da pia. Germes, vírus e bactérias ficam pelo banheiro, por mais higiênico que o ambiente seja. Quando alguém dá descarga, por exemplo, há risco de as impurezas se alojarem na escova que está desprotegida.

Para uma limpeza mais profunda no material, a saída é para passar solução de gluconato de clorexidina após a escovação. Mas a dica não é válida se alguém da sua casa tiver passado por uma doença contagiosa. Nesse caso, a melhor saída é colocar o produto velho fora e comprar outro. 

Escova para as crianças

Quando são ainda pequenos, deixe que eles escolham aquelas escovas enfeitadas, que prendem a atenção. Ainda assim, não deixe de buscar uma que siga as recomendações básicas. Cuidar dos dentes desde cedo é a melhor maneira de evitar problemas mais tarde.

Mesmo com a melhor escova de dentes, você deve usar fio dental. A saúde bucal de toda a sua família depende de uma escovação de qualidade, aliada a hábitos complementares como esse. Como os filhos aprendem olhando para os mais velhos, não se esqueça de dar o exemplo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!