Guia dos Dentes

Como escolher a pasta dental?

Por Redação Doutíssima 01/08/2013

pasta-5

Todos escovamos os dentes desde pequeninos(ou deveríamos) e usamos pasta dental na escova para que a escovação possa ser eficiente, mas o que sabemos sobre essa pasta dental? qual escolher? a maioria só olha o preço e leva para casa.

No mercado atual é enorme o número de tipos diferentes de pasta dental que podem ser:

  • Com ou sem flúor.
  • Para tratamento de gengiva.
  • Para clarear dentes.
  • Com os mais variados gostos e cores.
  • Com partículas que fazem quase que milagres(ou pelo menos é isso que tem escrito na caixa).

 

Saiba mais sobre: quais alimentos prejudicam os dentes?

 

pasta-4

 

 A primeira coisa que precisamos entender é:

  • Em crianças nunca utilizar pasta com flúor diariamente, se for extremamente necessário usar, lembrar de colocar pequena quantidade na escova.
  • Quando a criança vai crescendo o flúor se torna eficaz no combate a doenças bucais como a cárie e com isso já se recomenda usar pasta dental e o critério é: quando a criança conseguir cuspir, já pode usar flúor (adoro esse método).

 

pasta-1

 

As pastas clareadoras ou branqueadoras de dentes realmente funcionam?

  • Sim e não. Elas realmente possuem os peróxidos necessários para o branqueamento dental mas a concentração é bem baixa e mesmo utilizando diariamente, se torna pouco eficiente. Recomento para paciente que fizeram clareamento dentário com o dentista e querem manter esse clareamento. Cuidado com a utilização a longo prazo, temos visto casos de erosão dentária e sensibilidade associado a utilização prolongada e sem intervalo desse tipo de produto.Todos escovamos os dentes desde pequeninos(ou deveríamos) e usamos pasta dental na escova para que a escovação possa ser eficiente, mas o que sabemos sobre essa pasta dental? qual escolher?

 

pasta-3

 

As pastas de tratamento gengival realmente funcionam?

  • Sim, tenho tido excelentes resultados com pastas de tratamento gengival associadas ao tratamento do dentista. Na maioria dos casos não adianta utilizar somente a pasta e deixar de ir ao dentista.

pasta-2

 

 

Veja também: perguntas e respostas

Espero ter ajudado com mais esse cuidado na saúde bucal. Entenda que utilizar bons produtos faz toda a diferença na saúde do paciente e as vezes a diferença de preço é de centavos, então escolha sempre pela saúde.