Guia dos Dentes

Tudo sobre a escova interdental

Por Redação Doutíssima 01/08/2013

inter-5

 

Você conhece a escova interdental? É uma escova não muito conhecido pelos pacientes. É uma escova muito útil e extremamente importante principalmente para pacientes que fazem uso de aparelho ortodôntico ou de próteses dentárias.

 

inter-4

 

 

A escova interdental é a escova que faz a limpeza aonde a escova comum não consegue chegar, por ser bem menor e com uma cabeça extremamente fina e cônica, entra facilmente em espaços como:

  • Espaço entre os dentes.
  • Espaço entre os dentes e as peças do aparelho.
  • Espaço entre as próteses fixas ou coroas e a gengiva.
  • Qualquer outro local de difícil acesso e que precise de uma escova de limpeza menor.

 

inter-1

 

Saiba mais sobre: atendimento para pacientes com necessidades especiais

Quando você for comprar sua escova interdental não esqueça que ela possui tamanhos diferentes e cabos diferentes então verifique bem para que vai usar e escolha a opção certa. Não compre escovas interdentais muito grandes quando for para limpar os dentes em casos de pacientes com aparelho ortodôntico. Nesse caso aconselho aos pacientes escolher a escova mais fina possível o que vai limpar melhor e evitar que você danifique o aparelho.

 

inter-6

 

 

Tamanhos mais comuns das escovas interdentais:

  • Escova interdental de tamanho 1
  • Escova interdental de tamanho 2
  • Escova interdental de tamanho 3

As escovas vão ficando maiores de acordo com os números então o número 1 seria as escovas menores para pacientes com aparelho ortodôntico e a escova 3 seria a mais grossa que poderia ser utilizada pela maioria dos pacientes e os pacientes utilizadores de próteses como coroas ou fixas com mais de um elemento dentário.

 

inter-3

 

 

Veja também: onicofagia, o péssimo hábito de roer unhas

 

Assim como as escovas normais, você precisa trocar quando sentir que ela está ficando com as cerdas demasiadamente curvadas e desalinhadas.

 

inter-2

 

 

Fica a dica de mais uma ferramenta extremamente útil para a limpeza dos dentes. lembro que a escova interdental não foi feita para substituir a escova padrão, pelo contrário, ela foi feita para completar a limpeza.