Clínica Geral > Qualidade de vida

Como aliviar os sintomas da TPM

Por Redação Doutíssima 02/08/2013

tpm

É inevitável sofrer com a TPM. Toda mulher já passou ou passa frequentemente por períodos de forte irritação, dor, perda de paciência, inchaço, alterações de humor, entre outros, durante o período menstrual. Mesmo quem tem a sorte de não ter tais sintomas mensalmente, conhece alguma mulher que os tem. É estimado que três em cada quatro mulheres sofrem com a TPM, mais comumente entre 20 e 40 anos.

Para ajudar as mulheres que não aguentam mais passar por esses dias de estresse contínuo, existem maneiras simples de aliviar os sintomas da TPM e ter um ciclo menstrual sem crises.

 

Aliviando a TPM

 

–  Faça atividades físicas. A prática de exercícios físicos causam a liberação da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Priorize atividades que não causem grande impacto físico. Atividades ao ar livre como caminhadas e andar de bicicleta são simples, fáceis e pouco cansativas. Atividades aquáticas também relaxam o corpo e ajudam a desestressar.

 

–  Procure um ginecologista para encontrar a pílula anticoncepcional mais adaptada para você. É cientificamente comprovado que o uso contínuo da pílula diminui os sintomas da TPM como inchaço, dores de cabeça e cólicas.

 

–  Adapte sua dieta. Durante o ciclo, evite alimentos pesados e ricos em gordura. Faça refeições menores porém em mais vezes durante o dia. Invista em frutas como o melão e abacaxi que são desintoxicantes. Busque alimento ricos em fibra como cereais. Vença o desejo por chocolate, açúcar, gordura e cafeína, que podem agravar os sintomas. Diminua o sal, pois ele contribui para a retenção de líquidos causando inchaços.

 

–  Invista no seu bem-estar e na sua alto estima. Sabemos que durante a menstruação nos sentimos mais gordinhas e feias. Use roupas confortáveis mas não deixe de se arrumar mesmo quando não vá fazer nada especial. Sentir-se bem durante o ciclo menstrual ajuda a manter o bom humor.

 

Fonte: Gineco, ABC Med, Vila Mulher.