Especialidades

Como melhorar a dor de estômago

Por Redação Doutíssima 02/08/2013

estomago

 

Ninguém está livre das inconvenientes dores de estômago. Elas podem surgir por causa de uma comida que não caiu bem, muitas horas de jejum, excesso de temperos ou mesmo por motivos mais graves, como úlceras e gastrites, posteriormente diagnosticadas por um médico competente. Quando proveniente de pequenas perturbações digestivas, esse mal-estar pode ser resolvido de maneira bem simples, em especial quando não são muito frequentes e ocorrem de maneira passageira. Algumas medidas podem ser tomadas para aliviar essas dores e não mais sofrer com o estômago irritado.

Vejamos abaixo:

 

Alivie sua dor de estômago

 

–  Use comprimidos contra a acidez, que são facilmente encontrados em farmácias e podem ser comprados sem prescrição médica. Eles vão combater a dor inicial, mas ainda são necessários outros passos para que o estômago não volte a sofrer.

 

– Evite comer alimentos muito apimentados ou de difícil digestão, pesados e ricos em gordura. Aposte em alimentos leves como saladas, frutas não cítricas, legumes e carnes brancas. Não faça jejuns prologados. Não masque chicletes. Durante o ato de mastigação, o estômago libera ácido digestivo na espera de alimentos, o que causará dor se o estômago estiver vazio.

 

–  Beba bastante líquidos durante as primeiras 24h. Tal atitude ajuda a aliviar o estômago dissolvendo o ácido digestivo por ele liberado.

 

–  Evite o estresse e faça atividades físicas leves. Muitos médicos acreditam que o estresse também pode agravar os sintomas da dor de estômago. Evite-o e pratique esportes, o que proporciona a sensação de bem-estar e ajuda no equilíbrio do apetite.

 

–  Caso sua dor não passe em até dois dias, busque auxílio médico. Um gastroenterologista poderá avaliar melhor a condição do seu estômago através de exames mais detalhados como a endoscopia, podendo assim diagnosticar e receitar os medicamentos mais apropriados ao seu caso.

 

Fonte: Boa forma, saúde no clique, tua saúde.